• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Marinha

Marinha do Brasil participa das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro

Por   

Parada Naval contou com sete navios

No dia 1º de março, a Marinha do Brasil participou das comemorações alusivas aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Os festejos começaram quando o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, acompanhado de veleiros integrantes do Cruzeiro Comemorativo Bertioga-Rio de Janeiro, reconstituiu a chegada de Estácio de Sá à Praia do Fora (hoje Urca), aos pés do Morro Cara de Cão, em 1o de Março de 1565.

Uma salva de tiros, realizada pelo Forte São João e pelo “Cisne Branco”, marcou o início da Cerimônia Cívico-Militar, na Praça da Fundação. Após a cerimônia, ocorreu uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que evoluiu formando figuras como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, e a inscrição “Rio 450”.

Houve, ainda, uma Parada Naval, com a participação de sete navios da Marinha do Brasil – o Navio de Desembarque-Doca “Ceará”, a Fragata “Liberal”, o Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, o Navio Oceanográfico “Antares”, o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” e o Navio-Patrulha “Guaporé”. Os meios navais partiram das proximidades do Forte São João e seguiram até a Praia do Leblon, saudando a cidade aniversariante.

Encerrando as comemorações no mar, ocorreu a largada da Grand Regata RIO 450 de veleiros Classe “Oceano”, realizada em parceria com a Academia Brasileira de Vela Educativa. A Marinha apoiou a competição, e o Navio-Veleiro “Cisne Branco” deu a salva de largada. Os 20 veleiros participantes iniciaram a regata nas proximidades da Escola Naval e seguiram até a Laje da Cagarra, de onde retornaram ao ponto inicial, percorrendo cerca de 20 milhas náuticas.

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.