News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Marinha » Marinha do Brasil participa das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro

Marinha do Brasil participa das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro

Marinha
Por

Parada Naval contou com sete navios

No dia 1º de março, a Marinha do Brasil participou das comemorações alusivas aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Os festejos começaram quando o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, acompanhado de veleiros integrantes do Cruzeiro Comemorativo Bertioga-Rio de Janeiro, reconstituiu a chegada de Estácio de Sá à Praia do Fora (hoje Urca), aos pés do Morro Cara de Cão, em 1o de Março de 1565.

Uma salva de tiros, realizada pelo Forte São João e pelo “Cisne Branco”, marcou o início da Cerimônia Cívico-Militar, na Praça da Fundação. Após a cerimônia, ocorreu uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que evoluiu formando figuras como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, e a inscrição “Rio 450”.

Houve, ainda, uma Parada Naval, com a participação de sete navios da Marinha do Brasil – o Navio de Desembarque-Doca “Ceará”, a Fragata “Liberal”, o Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, o Navio Oceanográfico “Antares”, o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” e o Navio-Patrulha “Guaporé”. Os meios navais partiram das proximidades do Forte São João e seguiram até a Praia do Leblon, saudando a cidade aniversariante.

Encerrando as comemorações no mar, ocorreu a largada da Grand Regata RIO 450 de veleiros Classe “Oceano”, realizada em parceria com a Academia Brasileira de Vela Educativa. A Marinha apoiou a competição, e o Navio-Veleiro “Cisne Branco” deu a salva de largada. Os 20 veleiros participantes iniciaram a regata nas proximidades da Escola Naval e seguiram até a Laje da Cagarra, de onde retornaram ao ponto inicial, percorrendo cerca de 20 milhas náuticas.

Fonte | Fotos: ccsm