• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Marinha

NApOc “Ary Rongel” realiza comissão no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade

Por   

NApOc ''Ary Rongel'' realizando apoio logístico à Ilha da Trindade

O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” realizou a Comissão “POIT III” (Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade) e “PROTRINDADE” (Programa de Pesquisas Científicas da Ilha da Trindade), no período de 21 de maio a 1º de junho. A comissão faz parte do apoio logístico prestado pela Marinha do Brasil ao POIT bem como ao PROTRINDADE.

O POIT é um destacamento subordinado ao Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) mantido pela Marinha desde 1957, na Ilha da Trindade, localizada a aproximadamente 600 milhas náuticas, cerca de 1.115 km, de Vitória (ES). O apoio logístico prestado pelo Com1ºDN é realizado a cada dois meses.

São transportados à Ilha gêneros alimentícios e materiais diversos, necessários à subsistência da guarnição e à manutenção das atividades desenvolvidas. O PROTRINDADE foi criado em 2007, com o objetivo de sistematizar a ida de pesquisadores à Ilha, e é coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

A soberania brasileira sobre a Ilha da Trindade é garantida pela presença dos militares da Marinha do Brasil e de pesquisadores que ocupam a ilha permanentemente, assegurando ao País o direito de explorar os recursos existentes em uma área marítima chamada “Zona Econômica Exclusiva”, cuja extensão é de 200 milhas náuticas ao redor dessa posição longínqua do território, constituindo-se em parcela expressiva de nossa “Amazônia Azul”.

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.