News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Marinha » Oficial-Aluno do CAAVO recebe Citação por Mérito Excepcional

Oficial-Aluno do CAAVO recebe Citação por Mérito Excepcional

Marinha
Por

aquino01

No dia 10 de fevereiro, às 16h, no Auditório do Comando da Força Aeronaval, foi realizada a Leitura da Citação por Mérito Excepcional do 1ºT (FN) RAFAEL DE AQUINO HERNANDES. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias e contou com a presença dos Comandantes das Organizações Militares subordinadas, além de Oficiais Aviadores Navais do Complexo Aeronaval.

A citação, concedida pelo Comandante da Marinha, reconhece a “extraordinária competência profissional-militar sob condição adversa de voo, por ocasião do acidente aeronáutico ocorrido com aeronave T-27 da Força Aérea Brasileira (FAB)”. Em 10 de novembro de 2013, o Tenente AQUINO – aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) – participava de uma passagem baixa no evento “Portões Abertos”, realizado na Base Aérea de Salvador, na aeronave pilotada pelo Capitão-de-Corveta (FN) MARCOS ALESSANDRO FERREIRA SELL.

aquino02

Na ocasião, o Tucano veio a colidir com uma ave, deixando inconsciente o Piloto em Comando. Diante da situação inesperada, o oficial, mesmo não exercendo função a bordo, assumiu o controle da aeronave e a conduziu até o pouso seguro, preservando a integridade física da tripulação, do equipamento e das pessoas e instalações que se encontravam em solo.

De acordo com a citação concedida, a “grandeza do ato praticado, enalteceu a elevada vocação operativa dos “Homens do Mar, no Ar” junto à Marinha do Brasil, à FAB e ao próprio Brasil.

FONTE : Força Aeronaval

Fonte | Fotos: operacional