News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Ministério da Defesa » Defesa coordena Adestramento Conjunto de Operações Especiais entre as Forças

Defesa coordena Adestramento Conjunto de Operações Especiais entre as Forças

Ministério da Defesa
Por

_MG_4430

O Adestramento Conjunto de Operações Especiais (OpEsp) das Forças Armadas, coordenado pelo Ministério da Defesa, encerrou sua terceira etapa, dentre as quatro programadas para este ano. Os adestramentos tiveram como foco as atividades aquáticas e de navegação submersa.

Os exercícios relacionados às operações especiais aconteceram em Angra dos Reis (RJ) e contaram com unidades de OpEsp da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). Foram duas semanas de atividades que terminaram na última sexta-feira (24).

Um dos objetivos da missão foi treinar o ingresso dos mergulhadores em locais de difícil acesso ou em situações que ofereçam perigo a população, o que só é possível quando são utilizadas técnicas de discrição para o movimento sigiloso da tropa.

Militares com equipamentos de mergulho

O Grupamento de Mergulhadores de Combate (Grumec), da Marinha, coordenou esta etapa que contou com a participação de 76 militares. Para os treinamentos, foram mobilizados o Navio de Socorro Submarino Felinto Perry e o Aviso de Apoio Costeiro Almirante Hess, um helicóptero Super Cougar (UH-15), do Comando da Força Aeronaval, além de duas lanchas rápidas, dois jet ski e quatro botes pneumáticos.

O treinamento foi uma oportunidade para que militares do Grumec, do Batalhão Tonelero (Comandos Anfíbios), do Comando de Operações Especiais do EB, e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento da FAB, interagissem nas atividades, empregando equipamentos de mergulho de circuito fechado, os quais não soltam bolhas e permitem o sigilo desejado.

_MG_9066

Um dos métodos de infiltração por aeronave, utilizado exclusivamente pelos Mergulhadores de Combate, conhecido como “Tethered Duck”, também foi colocado em prática. Um helicóptero lançou em um bote no mar a equipe e todo o material necessário para a simulação.

Na próxima etapa de Adestramento Conjunto serão difundidas técnicas contra terroristas. A previsão é que esta última fase aconteça em Goiânia até o final deste ano.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa