News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Ministério da Defesa » Diretor do Instituto Pandiá Calógeras assume como secretário-geral na Esude

Diretor do Instituto Pandiá Calógeras assume como secretário-geral na Esude

Ministério da Defesa
Por

Professor Ramalho ressaltou que os projetos servirão de subsídio para a formulação de políticas públicas

O professor de Relações Internacionais Antonio Jorge Ramalho da Rocha, assessor especial do ministro da Defesa, Jaques Wagner, tomou posse há pouco como primeiro secretário-geral da Escola Sul-Americana de Defesa (Esude) da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). A Secretaria-Geral do órgão foi instalada na manhã desta sexta-feira (17) em cerimônia na sede da Unasul em Quito, capital do Equador.

Ramalho, que também é diretor do Instituto Pandiá Calógeras – braço acadêmico do Ministério da Defesa e professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), foi eleito para a Secretaria-Geral da Esude por consenso na noite de quinta-feira (16) pelos vice-ministros da Defesa dos 12 países que compõem a Unasul. O Brasil foi representado na eleição e na posse pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi.

O ministro Jaques Wagner parabenizou Ramalho pela nomeação, destacando que sua indicação é uma grande honra para a Defesa nacional. “Todos conhecemos a competência acadêmica e o engajamento do professor Ramalho nos assuntos de defesa na América do Sul. Não tenho dúvidas de que se trata da pessoa mais qualificada para coordenar os trabalhos que resultarão num pensamento de defesa integrado em todo o continente. É uma alegria grande ter o diretor do Instituto Pandiá Calógeras da Defesa num cargo de tamanha relevância”, disse.

A instalação da Esude foi um dos atos principais de celebração do oitavo aniversário da criação da Unasul, órgão idealizado para promover a integração sul-americana em matéria política, social, econômica, ambiental e de infraestruturas.

Articulação entre institutos

Professor de Relações Internacionais da UnB desde 1993, Ramalho terá como maior desafio de sua carreira acadêmica a articulação de uma rede de institutos nacionais de Defesa. “Vamos aproveitar as estruturas, os conteúdos e instrutores das instituições nacionais de formação, criando uma grande rede de coordenação que nos permita criar uma visão comum de Defesa em toda a América do Sul”, explicou em conversa com a Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa pouco antes da posse.

ramalho_inter1

De acordo com o professor, a Esude terá sua Secretaria-Geral sediada em Quito, mas os cursos serão oferecidos por todo o continente. Brasil, Argentina e Peru já estão oferecendo qualificações nos moldes acadêmicos da Esude. “Nosso objetivo é fomentar a circulação de ideias e pesquisas, criando oportunidades tanto para oficiais militares como civis se qualificarem sobre o tema da defesa”, disse.

A representante do Brasil na rede de instituições vinculadas à Esude é a Escola Superior de Guerra (ESG), com seus campi em Brasília e no Rio de Janeiro. De acordo com o professor Ramalho, o Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-Sul) oferecido pela ESG em 2014 funcionou como um projeto “piloto” do tipo de qualificação que se pretende empreender no âmbito da Esude.

O CAD-Sul foi desenvolvido ao longo de 10 semanas, com carga-horária total de 330 horas-aula. Os alunos vindos de toda a América do Sul estudaram disciplinas como a caracterização dos países da Unasul; organismos internacionais; e geopolítica e geoestratégia.

Responsabilidade

A formação continuada de especialistas civis e militares em defesa, por meio da oferta de cursos de extensão e especialização, é o foco principal da Esude neste primeiro momento, segundo o professor Ramalho. Entretanto, o organismo poderá ter uma vertente de fomento às pesquisas acadêmicas no futuro com a oferta de cursos em nível strictu-sensu.

Aos 48 anos, o acadêmico, natural de Brasília (DF), se mostra confiante para o desafio de dar efetividade à Esude. “É uma responsabilidade enorme colocar em marcha algo que se inicia. A escola surge coberta de muita expectativa e trabalharemos para que todos os objetivos sejam alcançados”, afirmou.

ramalho_inter2

O professor Ramalho se graduou em Relações Internacionais pela UnB (1989) e tem mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e em Relações Internacionais pela Maxwell School of Citinzenship and Public Affairs da Universidade de Syracuse (EUA). Também é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Sua pesquisa e produção científica concentram-se nas áreas de Teoria das Relações Internacionais, Segurança Internacional, Defesa Nacional e Política Externa dos Estados Unidos. Em seu lugar, na direção do Instituto Pandiá Calógeras, assumirá o também professor de Relações Internacionais Juliano Cortinhas.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa