News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Ministério da Defesa » Em visita à EN, Ministro conhece tecnologias empregadas para instrução dos alunos

Em visita à EN, Ministro conhece tecnologias empregadas para instrução dos alunos

Ministério da Defesa
Por

Wagner visitou as instalações da Escola Naval

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, passou a tarde desta quarta-feira (03) na Escola Naval, no Rio de Janeiro. No local, que é a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil, almoçou no refeitório com os 906 aspirantes (entre eles, 23 mulheres) e conheceu equipamentos e tecnologias utilizadas nas aulas.

No refeitório, Wagner ouviu as palavras do comandante-aluno, Matheus Cordeiro Wilhelm da Costa. Ele explicou que a formação da instituição é da data de 1782, ainda em Portugal. Desde 1938, a Escola está nas atuais instalações. “Aqui são preparados os aspirantes para os primeiros postos da carreira”, explicou. Wilhelm recebeu, das mãos do ministro, placa de agradecimento para ser colocada na instituição.

Em seguida, o titular da Defesa cumprimentou as alunas presentes e a almirante Dalva Mendes, primeira oficial-general das Forças Armadas. “A Marinha foi desbravadora na participação das mulheres”, elogiou.

Destacou, também, o esforço para melhorar as condições materiais “daqueles que abraçam a carreira militar”. “Em Itaguaí (RJ) vemos um símbolo deste esforço que é o Programa de Submarinos da Marinha. Temos também o domínio do enriquecimento de urânio”, completou.

Tecnologia

Logo que chegou, o ministro foi recebido pelo comandante da Escola, contra-almirante Marcelo Francisco Campos, que proferiu palestra sobre histórico, estrutura, corpo de alunos e demais aspectos do órgão que lidera. “Nós temos que formar bem nosso pessoal para que tenham brilho nos olhos”, disse Campos.

Durante visita às instalações, Jaques Wagner entrou no Simulador de Avisos de Instrução. O aparelho possibilita o adestramento para navegações e foi criado por um oficial da Força Naval brasileira. Militares mostraram ao ministro um exercício de desatracação do navio com o simulador. Outra tecnologia vista foi o Laboratório Radar. Nele, foram feitas demonstrações de interferências por meio de estratégias clássicas de guerra eletrônica. Passou, ainda, pela biblioteca e pelo Simulador de Navegação Integrada (software canadense).

Simulador de Avisos de Instrução, criado por um oficial da Força Naval brasileira

Por fim, o ministro foi homenageado no Planetário, ao ver o céu da data de seu nascimento (16/03/1951) ser projetado no local. Por meio de sistema moderno, os alunos estudam as constelações, zodíacos, posições das estrelas, entre outros. A técnica é importante para a orientação espacial a bordo do navio. O projetor permite mostrar para anos anteriores ou posteriores a situação do céu.

A visita, que foi encerrada com desfile, contou com a presença do comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.
A Escola Naval forma oficiais da Marinha nas áreas de Intendência, Armada e Fuzileiros Navais. Após quatro anos de estudos, os alunos são graduados a guarda-marinha – último estágio de aprendizagem antes de iniciar a carreira.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa