News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Ministério da Defesa » FAB recebe o AH-2 Sabre em Porto Velho (RO) e inaugura destacamento em Eirunepé (AM)

FAB recebe o AH-2 Sabre em Porto Velho (RO) e inaugura destacamento em Eirunepé (AM)

Ministério da Defesa
Por

aero_inter1

O Ministro da Defesa Jaques Wagner, assegura o aumento da proteção da região Amazônica Ocidental ao inaugurar nesta terça-feira o Destacamento de Aeronáutica de Eirunepé, situado na região do Alto Juruá, a 1.100 quilômetros de Manaus (AM). Na Base Aérea de Porto Velho, o ministro conheceu o helicóptero AH-2 Sabre, do Esquadrão Poti, máquina de ataque da Força Aérea Brasileira.

O esquadrão possui 12 aeronaves, que realizam missões de defesa, escolta de aeronaves e ataque ao solo. Durante entrevista coletiva, Jaques Wagner disse que o helicóptero vai operar em colaboração com o Ministério da Justiça e a Polícia Federal no combate ao narcotráfico, reforçando o planejamento de proteção às fronteiras para aumentar a soberania nacional.

aero_inter2

Na prática a Defesa tem fortalecido os postos de fronteira como o que ele visitou no início de março em São Gabriel da Cachoeira (AM), “Como é difícil manter um homem em cada posição de fronteira, será necessário recorrer à tecnologia para intensificar a proteção nas fronteiras”, informou. Na visita, o ministro fez um sobrevoo com AH-2 Sabre. A bordo, o ministro recebeu instruções sobre o manuseio dos instrumentos.

O helicóptero conta com munição e um canhão de alta precisão, e oferece condições de guarnecer nossas fronteiras. O comandante do Esquadrão de Fronteira, coronel Rodrigo Gibin Duarte, disse que nesse ano será possível voar acima da meta, que é de 1.270 horas, a serem completadas em setembro. Segundo o comandante aviador Gibin, a partir de setembro, os voos já terão superado a meta. Ele ressaltou a importância da aeronave e do esquadrão para missões especiais na região, como ocorreu no ano passado na Operação Ágata, quando um helicóptero sem planejamento de voo foi interceptado pela Força Aérea.

AH-2 Sabre.2

AH-2 Sabre

O Esquadrão Poti recebeu hoje o último helicóptero AH-2 Sabre, que completa a frota composta de 12 aeronaves. Os helicópteros AH-2 Sabre são de fabricação russa e os primeiros de combate em operação nas Forças Armadas brasileiras. Eles começaram a ser utilizados em 2009. As aeronaves já atuaram na proteção do espaço aéreo durante a Copa do Mundo.

O AH-2 conta com um canhão de 23 mm capaz de disparar até três mil tiros por minuto. Para se ter uma ideia, cada tiro causa o mesmo impacto de quase 100 tiros de uma arma de calibre 7,62mm, como os fuzis utilizados por tropas no solo. O canhão do AH-2 também permite ao helicóptero atirar em seus alvos de frente ou de lado. O Sabre pode levar até 60 foguetes de 80 mm e oito mísseis ar-terra.

AH-12-Sabre-foto-2-P-Rezende-FAB

Os helicópteros são tripulados por dois aviadores.  A cabine dos pilotos é blindada e vedada para o caso de contaminação química ou biológica. O evento de hoje ainda contou com as presenças do comandante da Aeronáutica Tenente Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e o comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar) Brigadeiro Antônio José Mendonça de Toledo Lobato.

Destacamento de Eirunepé

De Porto Velho, o ministro e comitiva seguiram para Eirunepé, onde conheceram o Destacamento localizado na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru, o local tem uma pista de 2.300 metros. O destacamento permitirá à FAB, além de melhor apoio logístico, maior integração com as comunidades da região, uma vez que aeronaves e militares terão oportunidade de promover ações sociais e humanitárias, em apoio a órgãos governamentais.

aciso

O ministro visitou ainda as ações sociais (Aciso) promovidas pelo Destacamento de Controle do Tráfego Aéreo. A Aciso irá promover esta semana atendimento médico nas especialidades de ginecologia, dermatologia, clinica geral, otorrinolaringologista, pediatria e odontologia, além de serviços odontológicos. A estimativa é de atender 900 pessoas da comunidade de Eirunepé.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa