News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Ministério da Defesa » Governo detecta recrutamento de jovens pelo Estado Islâmico no Brasil

Governo detecta recrutamento de jovens pelo Estado Islâmico no Brasil

Ministério da Defesa
Por

cnot_8370

Setores de inteligência do governo brasileiro detectaram tentativas de cooptação de jovens no País pelo Estado Islâmico (EI) para atuar como “lobos solitários” extremistas que, por não integrar as listas internacionais de terroristas têm mais mobilidade e são capazes de fazer atentados isolados e imprevisíveis em diferentes países.

O Estado de S.Paulo, apurou que o Palácio do Planalto recebeu relatórios de órgãos diferentes alertando para o problema e um deles, chamado de “Estado Islâmico: Reflexões para o Brasil” , aonde os órgãos de inteligência vêm trocando informações e a Casa Civil assumiu a coordenação das discussões internas sobre a questão no contexto dos preparativos da Olimpíada de 2016.

Um dos objetivos dos relatórios é alertar a presidente Dilma Rousseff de que apesar da tranquilidade até agora do governo brasileiro há um fator de risco que não pode ser desprezado. Envolvidos na discussão dizem que a luz amarela está acesa, e as fontes envolvidas afirmaram à reportagem que o tema foi alvo de discussão na última semana na Casa Civil.

GSI

Participaram representantes de nível operacional do Ministério da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Pelas investigações apesar de o Brasil não ter histórico de terrorism, o interesse do EI é ampliar o espectro de recrutamento de novos militantes hoje concentrado na Europa, para a América do Sul. Policiais europeus já estiveram em Brasília no mês passado para troca de informações com o governo brasileiro.

Temor

Há uma grande preocupação principalmente com os Jogos Olímpicos do próximo ano, onde o evento reunirá no Rio de Janeiro não apenas jovens de todas as regiões brasileiras mas também atletas e visitantes do mundo inteiro. A avaliação dos órgãos de inteligência é que o maior risco para o evento hoje não são as manifestações e as greves e sim, a maior preocupação é o terrorismo. O assunto é tratado sob sigilo pelos órgãos envolvidos.

O governo não quer chamar a atenção para esse tipo de movimentação já que a arregimentação do EI tem sido bem sucedida sobretudo na Europa. A estratégia do governo é se antecipar detectando as formas de captação identificando as origens e mapeando alvos suscetíveis. A abordagem não é voltada diretamente aos jovens mas às famílias e é considerada de caráter preventivo. Um dos obstáculos apresentados pela PF e pela Abin a seus superiores é a inexistência de uma legislação específica para esses casos.

recrutamento-de-jovens-pelo-estado-islamico

Sem uma lei de combate ao terrorismo os órgãos de inteligência até mesmo a Divisão Antiterrorismo da PF, têm grandes limitações para fazer interceptação cibernética. Um dos documentos segundo relatos destaca a preocupação do Brasil com o EI e com a influência dos jihadistas sobre os jovens já que o grupo tem uma estratégia poderosa de mídia para a captação de pessoas, que é a divulgação de vídeos com homens encapuzados degolando e até queimando pessoas vivas.

Apesar do efeito chocante em adultos os serviços de inteligência internacionais avaliam que isso pode criar fantasias heroicas no imaginário juvenil. É por isso por exemplo, que setores do governo defendem não usar a expressão “lobo solitário” usada nos EUA, que ajuda a dar uma aura cinematográfica a terroristas que são cruéis.

Os chamados “lobos solitários” são arregimentados principalmente por redes sociais e fóruns jihadistas na internet e agem sozinhos a partir de interpretação deturpada do Alcorão. Em outubro um lobo solitário matou um soldado e invadiu o Parlamento do Canadá antes de ser morto por um funcionário do Legislativo, o terrorista deixou mensagens atribuindo a ação ao EI.

estadoislamicobrasileirobbc

No Brasil segundo apurou o Estado de S.Paulo pouco mais de dez brasileiros convertidos foram identificados utilizando redes sociais para tentar influenciar sírios que saíram de áreas conflagradas e moram no País para engrossar o EI, o número é considerado alto. As investigações demonstraram que esses brasileiros não pretendem deixar o País mas causam preocupação pelo efeito que podem ter sobre os refugiados.

Em razão da ausência de legislação o grupo é apenas acompanhado com discrição pelos órgãos de inteligência. A Casa Civil diz que assunto não foi debatido em reunião mas afirmou em nota que a prevenção ao terrorismo foi tratada na reunião do grupo de trabalho de segurança pública em grandes eventos coordenado pelo ministério na semana passada.

Sobre a informação da captação de brasileiros pelo EI o ministério afirmou que não fez parte da reunião, tampouco foi distribuído qualquer relatório específico. O grupo foi responsável pela segurança na Copa e inclui as Forças Armadas, a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Exército, Abin e PF não se pronunciaram.

abin

Fonte | Fotos: estadao