News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Ministério da Defesa » Iraque mostra interesse na compra de equipamentos militares Brasileiros

Iraque mostra interesse na compra de equipamentos militares Brasileiros

Ministério da Defesa
Por

jafari

Um dos maiores clientes de armas brasileiras entre as décadas de 60 e 80, o Iraque manifestou interesse nesta ultima terça-feira em retomar a compra de produtos de defesa do Brasil, informou o Ministério da Defesa. Essa notícia foi dada pelo ministro de Relações Exteriores do Iraque Ibrahim al Jaafari, durante a visita que fez ao Brasil e reuniu-se com o chanceler Mauro Vieira e com o ministro da Defesa Jaques Wagner.

O ministro iraquiano afirmou “o interesse de seu país em voltar a comprar os produtos de defesa brasileiros já que durante os anos 80, o Iraque foi um dos grandes parceiros comerciais do Brasil”, e durante muitos anos nos abasteceu de produtos, como os sistemas Astros II, Blindados, aeronaves de treinamento Tucano e tantos outros tipos de armas convencionais, mas o Brasil suspendeu as vendas em 1990 devido ao embargo internacional imposto a esse país pela invasão ao Kuwait.

Jaques-Wagner.Face

O Ministério da Defesa soltou uma nota, onde diz que ” o aquecido mercado brasileiro da indústria de defesa movimenta cerca de US$ 6,5 bilhões ao ano sendo que US$ 3 bilhões só em exportações, gerando 30.000 empregos diretos e 100 mil indiretos”. As empresas Brasileiras de sistemas de misseis, aviões e carros de combate tinham como principal mercado regional o Oriente Médio para onde se destinavam quase 50% de sua produção na década de 70. Seus principais cliente era o Iraque que concentrava 40% das compras, seguido pela Líbia com 30%.

Neste encontro com as autoridades brasileiras, o ministro Ibrahim al Jaafari disse que o Iraque precisa voltar a se equipar para ter condições de combater a ameaça terrorista do grupo Estado Islâmico, que tem dominado territórios no Iraque como na Síria. Ele salientou ainda, que o principal motivo da visita foi de solicitar apoio do Brasil nos esforços do governo iraquiano pela estabilização do país e ao combate do terrorismo.

Os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) vêm exibindo uma variedade impressionante de armas. Muitas foram capturadas do próprio exército iraquiano.

“Contra o terrorismo não se pode ter uma guerra convencional, temos buscado ajuda em países amigos e democráticos que lutam para defender aqueles que estão sofrendo com esta pratica do terror”, afirmou Ibrahim al Jaafari, citado o comunicado do Ministério da Defesa, ao defender acordos de cooperação com o Brasil.

Por sua vez o Ministro da Defesa Jaques Wagner, enfatizou que o Governo Brasileiro tem uma longa tradição de paz e de solidariedade e que por isso, “externando nossa total solidariedade aos Iraquianos perante as atrocidades que são reveladas e feitas no país pelo Estado Islâmico”.

Além do ministro Jaques Wagner e do chanceler iraquiano Ibrahim Al-Jaafari, participaram da audiência o chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa (MD), general Gerson Menandro, o chefe do departamento de Catalogação do MD, almirante Antônio Guerreiro, o diretor do departamento de oriente Médio do Itamaraty, embaixador Carlos Ceglia, o embaixador da República do Iraque no Brasil, Adel Al Kurdi, entre outras autoridades brasileiras e iraquianas.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa