News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Ministério da Defesa » Pesquisadores apresentam projetos no Ministério da Defesa

Pesquisadores apresentam projetos no Ministério da Defesa

Ministério da Defesa
Por

 

Professor Ramalho ressaltou que os projetos servirão de subsídio para a formulação de políticas públicasPor Marina Rocha

Pesquisadores ligados a projetos acadêmicos na área de segurança internacional e defesa nacional apresentaram seus estudos durante a manhã e tarde da última sexta-feira (6), no auditório do Ministério da Defesa (MD) em Brasília (DF). Todos eles são financiados pelo Programa Álvaro Alberto – iniciativa do Instituto Pandiá Calógeras, órgão do Ministério, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na abertura do evento, o diretor do Pandiá Calógeras, professor Antônio Jorge Ramalho, explicou que o encontro tinha por objetivo estreitar contatos e estabelecer conversas entre os estudiosos. Além disso, ressaltou que os trabalhos a serem desenvolvidos poderão servir de subsídio para a formulação de políticas públicas do setor.

“Também queremos, a partir de agora, recolher demandas para aperfeiçoar os documentos-chave do ministério, como a Estratégia e a Política Nacional de Defesa, ademais do Livro Branco”, enfatizou o professor.

Ramalho disse, ainda, que a atualização dos documentos oficiais acontece a cada quatro anos. “Já tivemos em 2012 e agora teremos em 2016”, completou. Consultores da Câmara dos Deputados participaram do encontro no MD.

Os dez projetos selecionados no Programa Álvaro Alberto vão receber aporte do Estado para desenvolver as pesquisas durante um período de 24 meses. “Estamos dando passo adiante na nossa comunidade. Apesar das restrições orçamentárias deste ano, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, entendeu a necessidade e importância do programa e o manteve”, asseverou Ramalho.

O objetivo dos responsáveis pelo programa é realizar mais duas reuniões do mesmo molde, uma no meio dos trabalhos, e outra no fim, para avaliar a iniciativa. Para o professor Ramalho, acompanhar de perto a evolução das temáticas é algo diferente, mas importante para a interação entre todos os participantes e desenvolvimento dos materiais.

Projetos

Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mônica Dias Martins, apresentou o projeto coordena, “A Defesa do Atlântico Sul no Contexto da Cooperação Brasil-África”, que trata de sobre a segurança da região em vista aos conflitos internacionais recentes. Atlântico-Sul é uma área dinâmica de comércio entre a África, Europa e América Latina. “Temos pesquisadores africanos envolvidos no projeto e nosso objetivo é, também, apontar ideias de acordos e parcerias entre essas nações”, falou Mônica.

Outro tema beneficiado pelo programa é “Narcotráfico, Militarização e o Entorno Estratégico Nacional: Lições para o Brasil”, de direção do professor-doutor Thiago Moreira de Souza Rodrigues, da Universidade Federal Fluminense (UFF). De acordo com ele, serão desenvolvidas reflexões nos níveis analítico, político e estratégico acerca do assunto.

“Estudaremos o envolvimento das Forças Armadas em ações de combate ao crime. Verificaremos como isso acontece atualmente”, esmiuçou. Rodrigues afirmou que entre os produtos gerados a partir da tese, está a sistematização de documentos como a doutrina de emprego em Garantia da Lei e da Ordem, de preparação para operações de paz e a legislação de pacificação. “Fazem parte da rede de pesquisa representantes do nosso país, além de Colômbia, México e Argentina.”

“Cartografia Temática da Defesa Brasileira e seu Entorno Estratégico”, a cargo do professor-doutor Carlos Roberto Sanchez Milani, surgiu da necessidade de especializar os eventos de defesa e política externa. “A cartografia temática pressupõe base de dados passíveis de quantificação e qualificação”, detalhou Milani.

Ele é coordenador do grupo de pesquisa Labmundo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O projeto prevê uma reedição de atlas gratuito e online, disponível no site do grupo. A versão impressa precisará ser paga. Para conferir detalhes, é necessário acessar www.labmundo.org/atlas.

Confira os projetos integrantes do Programa Álvaro Alberto de Indução à Pesquisa em Segurança Internacional e Defesa Nacional

A Defesa do Atlântico Sul no Contexto da Cooperação Brasil-África
Coordenador: Mônica Dias Martins

A Importância da África Para a Segurança & Defesa do Brasil
Coordenador: Paulo Gilberto Fagundes Vizentini

30 Anos de Zopacas: Formação, Limites e Potencial 
Coordenador: Pio Penna Filho

Narcotráfico, Militarização e o Entorno Estratégico Nacional: Lições para o Brasil
Coordenador: Thiago Moreira de Souza Rodrigues

Cartografia Temática da Defesa Brasileira e seu Entorno Estratégico
Coordenador: Carlos R. S. Milani

Sistemas de Inteligência e o Entorno Estratégico Do Brasil: Analise Institucional e Identificação de Ameaças
Coordenador: Eduardo Migon

Vigilância, Monitoramento e Cooperação: Estratégias e Desafios do Panorama Cibernético Para a Defesa das Fronteiras Brasileiras e Entornos Sul-Americanos
Coordenador: Adriana Marques

A Contribuição da Compra de Inovações Pelas Forças Armadas do Brasil para a Capacitação do Setor de Defesa Nacional: Uma Analise do Desenvolvimento de Competências nas Empresas Fornecedoras
Coordenadora: Juliana Bonomi Santos

Matriz de Impactos Intersetoriais e Mercado em Economia da Defesa do Brasil
Coordenador: Gustavo Inácio de Moraes

As Relações Internacionais do Brasil Nuclear
Coordenadora: Renata Delaqua

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa