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Thursday, 28 de March de 2024
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Embraer Defesa & Segurança já busca a certificação para o KC-390

Mercado & Indústria
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1º voo do KC-390.3

Após o primeiro voo do jato militar de transporte KC-390, ocorrido anteontem, a Embraer inicia agora a campanha de testes com o objetivo de obter a certificação militar e civil da nova aeronave desenvolvida pela companhia. A campanha deve durar cerca de dois anos, informou ontem a Embraer Defesa & Segurança, responsável pelo programa do KC-390.

A certificação militar é de competência do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), por meio do IFI (Instituto de Fomento à Indústria). Já a certificação civil da aeronave é emitida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Somente após a obtenção das certificações é que o KC-390 estará apto para operação comercial.

Prototipo KC 390

O Voo

O primeiro voo do jato militar ocorreu anteontem na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, nas proximidades de Araraquara. Segundo a empresa de São José, o voo durou cerca de 1 hora e 25 minutos.

Em seu voo inaugural, o KC-390 realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas, tendo sido beneficiado por uma campanha avançada de simulações e de extensivos testes em solo.

“O programa continua avançando conforme planejado e o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo”, disse em nota Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

1º voo do KC-390

O jato militar de transporte atende encomenda da FAB (Força Aérea Brasileira), que já encomendou 28 unidades. O contrato é no valor de R$ 7,2 bilhões e inclui o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção. A primeira entrega está prevista para o segundo semestre do próximo ano e se prolongará por um período de 12 anos.

Missão

Na FAB, os KC-390 deverão cumprir as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios. Para isso, o avião deverá ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da Antártica até o calor da Amazônia.

Prototipo KC 390.2

FONTE : O VALE

Fonte | Fotos: operacional