News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » EMBRAER e SERIPA VI juntas pela Segurança de Voo

EMBRAER e SERIPA VI juntas pela Segurança de Voo

Mercado & Indústria
Por

Auditorio

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e o Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) participaram do 1º Seminário de Segurança de Voo promovido pela Skytech Brasil Escola de Aviação Civil, em Goiânia (GO) no ultimo sábado  dia 7/03.

O seminário que reuniu cerca de 350 participantes, teve por objetivo enfatizar a responsabilidade dos futuros pilotos na redução do número de ocorrências aeronáuticas na aviação civil. Participaram do evento pilotos, gestores, proprietários, instrutores de aeroclubes e alunos do curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e demais escolas de aviação.

Filosofia SIPAER

O Chefe do SERIPA VI Tenente-Coronel Aviador Alexander Coelho Simão, proferiu a primeira palestra do evento. Antes de discorrer sobre a filosofia, os princípios e a estrutura do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

TCAlexander

O Tenente-Coronel Alexander compartilhou com a platéia, a importante notícia veiculada recentemente pelo CENIPA, que apresentou à comunidade aeronáutica brasileira a significativa marca atingida por nossa aviação no ano de 2014, com a redução de 12% do número de acidentes aeronáuticos.

“O contínuo decréscimo dos índices estatísticos é prova incontestável de que acidentes têm sido evitados, o que, em última análise, representa a preservação de vidas humanas. Esse importante fato deve servir como estímulo para mantermos nossos esforços de prevenção, sempre em busca da simbólica meta do zero acidente”, declarou o Chefe do Serviço Regional.

Fator Humano na Aviação 

A 1º Tenente Karynne Cordeiro Bayer Psicóloga do SERIPA VI, contextualizou a contribuição dos fatores humanos na aviação, e ressaltou as últimas estatísticas apresentadas pelo CENIPA que indicaram a Atitude, o Processo Decisório e a Cultura Organizacional como os aspectos psicológicos mais contribuintes aos acidentes na aviação civil brasileira entre os anos 2004 e 2013.

1TKarynne

A palestra foi finalizada com a apresentação de um estudo de caso, que visou sensibilizar alunos, instrutores e diretores de escolas de aviação quanto à importância da qualidade da instrução teórica e prática, recebida ainda no processo de formação, como forma de prevenir futuros acidentes.

Estudos de casos reais

Encerrando o seminário, o Engenheiro Frederico Moreira Machado, mestre em Segurança de Voo pelo ITA e pertencente ao Safety da EMBRAER há sete anos, discorreu sobre dois acidentes aeronáuticos: o Colgan Air 3407 e o N224MD.

Os estudos de caso trazidos pelo palestrante serviram para elevar o nível de alerta dos profissionais de aviação para problemas relacionados, principalmente, à fadiga de voo e a aproximações não estabilizadas.

EngenheiroEmbraer

“O seminário é oportunidade para compartilhar informações e conhecimentos, mas, sobretudo, estabelecer contatos entre profissionais da atividade aérea. Falar sobre a filosofia de segurança de voo nunca é demais”, declarou o palestrante.

Segundo o Diretor de Operações da SKYTECH, Umberto Cunha de Souza, “o seminário foi de fundamental importância para o desenvolvimento da cultura de segurança entre todos os envolvidos nas atividades de instrução. Eventos educativos como esse são fundamentais para elevação do nível de conscientização da Segurança de Voo”.

FONTE : CENIPA

Fonte | Fotos: operacional