News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » Embraer se aproxima do primeiro voo-teste do KC-390

Embraer se aproxima do primeiro voo-teste do KC-390

Mercado & Indústria
Por

kc 390

Fontes próximas à Embraer confirmaram que a empresa se prepara para realizar nas próximas semanas o primeiro voo-teste do KC-390, a principal aeronave militar em desenvolvimento pela fabricante brasileira de que se tem conhecimento. De acordo com a fonte, a Embraer encontra-se praticamente pronta para a realização do voo, faltando apenas “poucos ajustes técnicos e alguns acertos de política e marketing”. O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para apresentar menor custo de uso e manutenção.

A aeronave é capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais. O KC-390 pode ser utilizado também como reabastecedora aérea, utilizando dois tanques internos removíveis -o novo equipamento é capaz de reabastecer tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempenho.

KC-390

A pilotagem da aeronave é facilitada por um sistema aviônico integrado e controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a eficiência de missão. O KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas não pavimentadas.

Segundo o projeto, o avião militar poderá transportar diversos tipos de cargas: pallets (contêineres), veículos, helicópteros, tropas (até 80 soldados equipados), paraquedistas (até 66 paraquedistas equipados, que podem saltar tanto de portas laterais como da rampa de carga) e macas para evacuação aeromédica (até 74 macas padrão OTAN).

O KC-390 é um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que comissionou a Embraer em 2009 para desenvolver a aeronave. Parcerias industriais com Argentina, Portugal e República Tcheca também foram firmadas, dando à aeronave um caráter multinacional. O programa encontra-se no fim da fase de testes que antecedem o primeiro voo, após o qual se inicia o estágio de certificação da aeronave.

kc390..infografico

A primeira entrega do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2016, com 28 encomendas da FAB e outras 32 opções de compra dos governos de Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.

Confira aqui a ficha técnica do KC-390:
Fabricante: Embraer S.A.
Envergadura: 35,05 m
Comprimento: 35,20 m
Altura: 11,84 m
Velocidade máxima de cruzeiro: 470 nós (870 km/h)
Altitude máxima: 36.000 pés (11.000 m)
Alcance (c/ 23 toneladas de carga): 1.380 milhas náuticas (2.556 km)

FONTE : MIDIACON NEWS (SP)

Fonte | Fotos: operacional