News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » Saab formaliza contrato para o fornecimento de 36 caças Gripen NG à FAB

Saab formaliza contrato para o fornecimento de 36 caças Gripen NG à FAB

Mercado & Indústria
Por

Gripen Mockup

Por Virgínia Silveira

A empresa Sueca Saab anunciou, na noite de quarta-feira, a formalização do contrato de fornecimento de 36 caças Gripen NG à Força Aérea Brasileira (FAB). Também entrou em vigor o contrato de cooperação industrial que prevê transferência de tecnologia para as indústrias brasileiras. Em nota, a Saab informa que os dois contratos só foram efetivados após todas as condições exigidas terem sido cumpridas.

No dia 25 de agosto, a Saab e a FAB já haviam assinado o contrato de financiamento de compra dos caças, a partir da autorização do Ministério da Fazenda para uma operação de crédito externo no valor de até US$ 245,3 milhões, voltada à aquisição dos armamentos do caça, e de 39,3 bilhões de coroas suecas (SEK) para as aeronaves e suporte logístico.

A entrega das aeronaves, de acordo com a Saab, terá início em 2019 e se estenderá até 2024. O presidente do conselho de administração da Saab, Marcus Wallenberg, disse que o programa de desenvolvimento dos caças será uma plataforma para novos negócios e contribuirá para o crescimento das indústrias brasileira e sueca.

Gripen_FAB-infografico

Para o presidente e CEO da Saab, Hakan Buskhe, a parceria com a indústria brasileira fortalece a posição da Saab na América Latina e apoia a estratégia de crescimento da empresa por meio da cooperação industrial. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou que o Gripen, além de equipar a FAB com uma das mais modernas aeronaves de caça do mundo, irá permitir um salto tecnológico sem precedentes para a indústria brasileira.

Conforme antecipou o Valor na semana passada, a partir de outubro, 48 técnicos brasileiros de seis empresas embarcam para a Suécia para iniciar os trabalhos de transferência de tecnologia e desenvolvimento conjunto da aeronave. No total, 350 técnicos e engenheiros da Embraer, Akaer, Inbra, Atech, Ael, Samal e Mectron, assim como do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), farão o intercâmbio para a absorção de tecnologia.

A Embraer, responsável pela gestão conjunta do projeto F-X2, vai enviar 200 profissionais para a Suécia. A empresa também fará a montagem final dos caças em sua fábrica de Gavião Peixoto, dedicada aos produtos de defesa.

Fonte | Fotos: valoreconomico