• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Exército

15° R C Mec inaugura Alameda dos Blindados

Por   Redação

No dia 9 de janeiro, o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola) – 15º R C Mec (Es) – inaugurou o Espaço Cultural “Alameda dos Blindados”, que visa promover a preservação, reavivar a memória das viaturas mecanizadas no Brasil e no Regimento e estreitar a relação da população coma historiografia militar brasileira.

O “Regimento General Pitaluga” busca, ainda, dentro do campo científico-cultural, levar a cabo um programa de exposições e de educação patrimonial militar, que possibilita o desenvolvimento de percepções instrutivas e históricas, de interesse para os militares e suas famílias, assim como para toda a sociedade. O Espaço também pretende atrair a atenção de pesquisadores, estudiosos da área e alunos de escolas públicas.

O espaço é bastante lúdico e foi pensado para conduzir o visitante a uma visita a história da motomecanização militar brasileira. Na área externa, o “Alameda dos Blindados” apresenta ao público seu variado inventário de viaturas: M3 Half track, M8 Greyhound, M3A1 Scout Car, Fiat Ansaldo e o M41, além da torre do M3 Stuart. Já no hall da Casa de Ordens, o visitante tem contato com um elegante projeto onde conhece o histórico do 15º R C Mec (Es), passeia por sua linha do tempo e descobre mais sobre o histórico “Forte de Campinho”.  Além disso, o visitante pode conhecer o uniforme do soldado boina preta da década de 1970 e o uniforme da FEB disposto em diorama na área externa e junto ao M8 Greyhound do 1° Esquadrão de Reconhecimento, unidade comandada pelo então cap Pitaluga, durante a Segunda Guerra Mundial.

O projeto foi idealizado pelo Comandante do 15° R C Mec,  Cel Cav Marco Aurélio Baldassarri e pelo historiador e jornalista Rafael Sayão e contou com o apoio de diversas empresas como a G15 Colecionáveis,  Carioca Militaria, Militar Shopping e Pereira Máquinas, apoio institucional do Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias (GPHMDC), além de importante patrocínio da POUPEX.  A solenidade de inauguração contou com a presença do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Mauro Sinott Lopes;  do Comandante do 15° R C Mec,  Cel Cav Marco Aurélio Baldassarri; do curador do espaço, Sr. Rafael Sayão; além de integrantes da União dos Boinas Pretas e Amigos do Quinze (UBPAQ), de militares da ativa, da reserva e convidados.

Rafael Sayão, Gen Div Sinott e Cel Baldassarri

, , , , , , , , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.