• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
História

Colégio da Baixada Fluminense vive dia de imersão na história da FEB

Por   Redação

“A história da participação do Brasil na Segunda Guerra precisa ser imediatamente divulgada com qualidade para os nossos jovens. A preservação da memória da FEB depende totalmente das novas gerações!” – declarou o historiador Rafael Sayão, especialista em história militar.

É acreditando nesta premissa e preocupados com a desinformação e o ensino partidário e parcial que vem sendo ofertado aos estudantes brasileiros, que o Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias (GPHMDC), em parceria com o Colégio Estadual Dr. Mário Guimarães, realizou no último dia 05 de julho mais uma atividade de resgate e preservação da história da Força Expedicionária Brasileira.

Através de mais uma edição do circuito de palestras realizado pelo GPHMDC, aproximadamente 150 alunos tiveram acesso a valorosa história do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A atividade, realizada para alunos do 9º ano do ensino fundamental, foi dividia em dois momentos. No primeiro momento eles tiveram a oportunidade de conhecer, através de um bate-papo com o historiador Rafael Sayão, os motivos que lavaram o Brasil a entrar no conflito, o processo de formação da FEB, a campanha vitoriosa no teatro de operações italiano e como foi o regresso destes brasileiros ao Brasil. Em um segundo momento, através de uma intervenção do pesquisador Claudio Rueles, foi possível uma verdadeira viagem no tempo, com manuseio de equipamentos e uniformes utilizados pela FEB.

“O entusiasmo em conhecer a história da Força Expedicionária Brasileira pode ser visto através da vibração dos alunos na hora de tirar fotos. São mais 150 guerreiros que ajudarão a manter a cobra fumando.” – afirmou um dos coordenadores do GPHMDC, o pesquisador Claudio Rueles.

O projeto “História em miniatura”, que propõe associar o ensino da história militar brasileira e da arte, através do estudo e pintura de miniaturas históricas também participou do evento. Ainda em fase de desenvolvimento e captação, o projeto busca a utilização das miniaturas como ferramenta pedagógica, aproximando os jovens do estudo da história e dos seus personagens.

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.