RSS
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

História

Casa da FEB celebra os 75 anos do desembarque  da  FEB na Italia

Por   Israel Blajberg

Em 16 jul 1944 aportaram em Nápoles os primeiros 5 mil soldados da FEB que o Brasil enviou para ajudar a derrotar o nazifascismo na 2ª. Guerra Mundial.

A Casa da FEB comemorou a data, bem como os 56 Anos de Fundação da ANVFEB  (16-7-1963) e os 43 Anos da Inauguração do Prédio da Casa da FEB (16-7-1976), com a presença do Presidente Ernesto Geisel.

Os Comandantes das 3 Forças Singulares foram representados pelo Vice-Almirante José Carlos Mathias, Diretor da DPHDM, General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Vice Chefe do DECEX, Brigadeiro do Ar Mauricio Ferreira Hupalo, do DECEA.  O Sr Jose Gomes de A. Filho,  Assessor da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, representou o Governador Wilson Witzel, e o Sr Justino Carvalho, Assessor Especial, representou o Prefeito Marcelo Bezerra Crivella.

Dois ex-combatentes prestigiaram a solenidade,  Ten Dr Israel Rosenthal, e Ten da Marinha Melchisedech Afonso de Carvalho, bem como diversas autoridades civis e militares, entre as quais o Gen Div Carlos Alberto Mansur, Diretor da DPHCEX, Gen Div Eduardo José Barbosa, Presidente do Clube Militar, Gen Bda Marcio Tadeu Betega Bergo, Chefe do CEPHiMEx e Presidente do IGHMB, Cel Franz Rommel França do Nascimento, Diretor do Monumento aos Mortos da 2° Guerra Mundial, Sr Vladimir Tokmakov  Consul Geral da Federação da Russia no Rio de Janeiro, Sr Bryan Chamberlain, Consul da Área Politica do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Sr Marcelo Rotenberg, Presidente do Instituto Memorial do Holocausto (IMH) da Cidade do Rio de Janeiro.

Em homenagem ao Clube Militar, o Presidente Breno Amorim entregou a Medalha do “Mérito Febiano” ao Presidente do Clube, Gen Div Eduardo José Barbosa.  A Medalha “Na luta contra o Nazi-Fascismo estivemos juntos”, emitida em Moscou aos 8 de maio de 2019 em comemoração à Assinatura do Protocolo de Intenções entre as Organizações de Veteranos do Brasil e da Rússia, foi entregue pelo Exmo Sr Consul Geral da Federação da Russia no Rio de Janeiro, Sr Wladimir Tokmakov, a diversas personalidades.

Um coquetel no Salão Nobre reuniu os presentes em confraternização, com o parabéns e corte do bolo de aniversário da ANVFEB.

Fonte | Fotos: Casa da FEB

, , , , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.