News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » História » Casa da FEB celebra os 75 anos do desembarque  da  FEB na Italia

Casa da FEB celebra os 75 anos do desembarque  da  FEB na Italia

Diversos

Em 16 jul 1944 aportaram em Nápoles os primeiros 5 mil soldados da FEB que o Brasil enviou para ajudar a derrotar o nazifascismo na 2ª. Guerra Mundial.

A Casa da FEB comemorou a data, bem como os 56 Anos de Fundação da ANVFEB  (16-7-1963) e os 43 Anos da Inauguração do Prédio da Casa da FEB (16-7-1976), com a presença do Presidente Ernesto Geisel.

Os Comandantes das 3 Forças Singulares foram representados pelo Vice-Almirante José Carlos Mathias, Diretor da DPHDM, General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Vice Chefe do DECEX, Brigadeiro do Ar Mauricio Ferreira Hupalo, do DECEA.  O Sr Jose Gomes de A. Filho,  Assessor da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, representou o Governador Wilson Witzel, e o Sr Justino Carvalho, Assessor Especial, representou o Prefeito Marcelo Bezerra Crivella.

Dois ex-combatentes prestigiaram a solenidade,  Ten Dr Israel Rosenthal, e Ten da Marinha Melchisedech Afonso de Carvalho, bem como diversas autoridades civis e militares, entre as quais o Gen Div Carlos Alberto Mansur, Diretor da DPHCEX, Gen Div Eduardo José Barbosa, Presidente do Clube Militar, Gen Bda Marcio Tadeu Betega Bergo, Chefe do CEPHiMEx e Presidente do IGHMB, Cel Franz Rommel França do Nascimento, Diretor do Monumento aos Mortos da 2° Guerra Mundial, Sr Vladimir Tokmakov  Consul Geral da Federação da Russia no Rio de Janeiro, Sr Bryan Chamberlain, Consul da Área Politica do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Sr Marcelo Rotenberg, Presidente do Instituto Memorial do Holocausto (IMH) da Cidade do Rio de Janeiro.

Em homenagem ao Clube Militar, o Presidente Breno Amorim entregou a Medalha do “Mérito Febiano” ao Presidente do Clube, Gen Div Eduardo José Barbosa.  A Medalha “Na luta contra o Nazi-Fascismo estivemos juntos”, emitida em Moscou aos 8 de maio de 2019 em comemoração à Assinatura do Protocolo de Intenções entre as Organizações de Veteranos do Brasil e da Rússia, foi entregue pelo Exmo Sr Consul Geral da Federação da Russia no Rio de Janeiro, Sr Wladimir Tokmakov, a diversas personalidades.

Um coquetel no Salão Nobre reuniu os presentes em confraternização, com o parabéns e corte do bolo de aniversário da ANVFEB.

Fonte | Fotos: Casa da FEB