• Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

Segurança Pública

Projeto Botinho: A maior colônia de férias do mundo

Por   Rafael Sayão

 

Entre os dias 20 e 31 de janeiro de 2020, o Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro , em parceria com o SESC, realizou mais uma edição do tradicional “Projeto Botinho”. O projeto Botinho acontece desde 1963 e, segundo o livro Guinness World Records, é a maior colônia de férias do mundo.

Neste ano o projeto ocorreu em 25 praias do Estado, beneficiando mais de 4 mil crianças. Nossa equipe decidiu acompanhar as atividades coordenadas pelo 19° Grupamento de Bombeiros Militares (19° GBM), na tradicional Praia da Bica, no bairro da Ilha do Governador (RJ).

As cerca de 200 crianças participantes foram divididas em três turmas: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos). Durante duas semanas os jovens tiveram contato com a cultura da corporação, aprendendo ordem unida, sinalização de bandeiras nas praias, orientações sobre as condições do mar, primeiros socorros, dicas para evitar afogamentos e preservação do meio ambiente. Entre corridas, muitos mergulhos e flexões os Bombeiros instrutores conquistavam a confiança dos jovens e iam apresentando também noções de hierarquia, disciplina e civismo.

A preservação do mar e do meio ambiente também foram destaques no projeto. Pesquisadoras do Projeto Aruanã, do Departamento de Biologia Marinha da UFF, e que monitoram a presença e a qualidade de vida das tartarugas marinhas existentes na Baía de Guanabara realizaram apresentações visando despertar a necessidade de preservar o ambiente e vida marinha da Baía da Guanabara.

Outro parceiro importante do projeto foi o SESC, que apoiou logisticamente o projeto e realizou atividades teatrais e esportivas com os jovens. O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou a importância da participação no SESC projeto.

“É com muito orgulho que, mais uma vez, celebramos a união de um trabalho belíssimo desenvolvido com jovens e crianças do nosso estado através do Corpo de Bombeiros, com as iniciativas e a estrutura do Sesc RJ. É mais um fruto da parceria do Sistema Fecomercio RJ com a atual administração do estado do Rio de Janeiro. E pretendemos apoiar outras iniciativas que levem bem-estar, educação e socialização aos cidadãos fluminenses.”

Em entrevista a nossa equipe, o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Cel Roberto Robadey Costa Júnior, destacou a tradição do projeto para a corporação.

“O Botinho é a nossa tradição de verão. Fundamental no nosso calendário.  A programação envolve aprendizado e brincadeiras. Uma oportunidade para a criançada e os adolescentes se divertirem e se informarem com atividades lúdicas. Também desenvolvem aspectos sociais, interagindo com os nossos profissionais e fazendo novos amigos.”

A solenidade de encerramento do projeto na Praia da Bica foi presidida pelo Ten Cel BM André Luiz Gomes, comandante do 19° Grupamento de Bombeiros Militares e contou com a presença do Sr. Wagner Victer, diretor-geral da ALERJ. Na ocasião os jovens participantes do projeto foram diplomados e agraciados com uma medalha de participação. Após duas semanas acompanhando o projeto, finalizamos nossa reportagem com a certeza que estas crianças além de grandes memórias das férias de 2020, levarão valiosos ensinamentos para vida e o desejo de um dia fazerem parte do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro e bradarem o lema dos Guarda-Vidas: Em qualquer tempo, a qualquer hora, em qualquer mar!

 

Fonte | Fotos: operacional

, , , , , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Formatura do Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx