• Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS
Ministério da Defesa

Jaques Wagner terá reunião bilateral com ministro da Defesa da França

Por   

Jaques Wagner conhece instalações da DCNS, estatal francesa que é parceira do Brasil no PROSUB

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, participará de reunião bilateral com o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Drian, nesta quarta-feira (13/05), quando serão tratados temas de interesse dos dois países. O encontro faz parte da segunda etapa da viagem oficial que o ministro Jaques Wagner realiza à Europa.

O ministro brasileiro iniciou a agenda desta segunda-feira (11) com uma visita à DCNS – grupo industrial francês especializado em defesa naval e energia – em Cherbourg, no norte da França. A estatal é parceira da Marinha do Brasil no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), com foco na transferência de tecnologia e no treinamento de profissionais brasileiros.

Wagner foi recebido pelo diretor-executivo da empresa, Hervé Guillou, e conheceu as instalações industriais onde parte importante do programa estratégico brasileiro encontra-se em curso. O ministro esteve reunido com as equipes brasileiras que participam do Prosub e que estão sendo treinadas pela DCNS dentro daquilo que estabelece o contrato.

A parceria entre a DCNS e a Marinha do Brasil prevê projeto, produção e transferência de tecnologia para quatro submarinos convencionais da classe Scorpène, e o apoio no projeto para a parte não-nuclear do primeiro submarino brasileiro movido a propulsão nuclear. O acordo de parceria estratégica inclui também o apoio para a construção de base naval e estaleiro, para produção e manutenção dos submarinos, em Itaguaí (RJ). Na visita, o executivo francês reiterou o compromisso da DCNS neste projeto de longo prazo. Segundo ele, o programa de submarinos confirma a habilidade da estatal em implementar parcerias inovadoras de apoio aos clientes internacionais e com incentivo à transferência de tecnologia.

Jaques Wagner chegou a Paris após um périplo pela Itália e Rússia. Em solo italiano, o ministro depositou flores no monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial. Já em Moscou, representando a presidenta Dilma Rousseff, ele assistiu ao desfile militar em comemoração aos 70 anos do fim do nazi-fascismo.

Durante o período em que permanecer na França, Jaques Wagner também visitará a Thales Alenia Space (TAS), parceira do Brasil no desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), além da Airbus Defence e de agendas com executivos de empresas do setor. No encerramento da viagem oficial, o ministro Jaques Wagner e o colega Jean-Yves Le Drian trocarão opiniões sobre o incremento da parceria Brasil-França.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa

, , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Formatura do Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx