• Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS
Força Aérea

Ministro da Defesa conhece organizações militares da FAB na região norte do Brasil

Por   

MIn Def Porto Velho.7

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, esteve na terça-feira (24/03) nos municípios de Porto Velho (RO) e Eirunepé (AM) para conhecer o trabalho de algumas organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas na região norte do país. Na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, o ministro participou da cerimônia de entrega da frota completa das aeronaves AH-2 Sabre para a FAB.

MIn Def Porto Velho.2

Na ocasião o ministro pôde entrar em contato com um pouco do dia a dia do Esquadrão Poti (2º/8º Gav), especializado na operação dos helicópteros de ataque AH-2 Sabre. Ele recebeu explicações sobre a capacidade operacional da aeronave, empregada em missões de ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura, apoio aéreo aproximado e defesa aérea. Ao final da visita, o ministro fez um sobrevoo de 30 minutos sobre a cidade a bordo do helicóptero.

MIn Def Porto Velho.3

“Evoluímos exatamente para oferecer aos profissionais da Aeronáutica, particularmente aos pilotos de asas rotativas, um equipamento moderno que possa nos ajudar a guarnecer o nosso território”, avaliou o ministro da defesa. “Nós concentramos essas aeronaves em Rondônia pelo valor estratégico que a Amazônia tem. O posicionamento do esquadrão aqui é um sinal de que a nossa preocupação hoje com os limites e a proteção das nossas fronteiras é muito grande”, destacou Jaques Wagner.

MIn Def Porto Velho

Na solenidade, o Comandante da Segunda Força Aérea (II FAE), Brigadeiro Carlos José Rodrigues de Alencastro, frisou o grande salto operacional da FAB e os novos rumos a serem seguidos com a chegada dos AH-2 Sabre. “O desafio é continuar o aperfeiçoamento da doutrina ao novo helicóptero, estudá-lo em profundidade, verificar seus reais limites e implementar medidas que maximizem a utilização e o emprego do armamento aéreo”, ressaltou o oficial-general.

MIn Def Porto Velho.4

Eirunepé

De Porto Velho Jaques Wagner se deslocou para Eirunepé, distante 1160 km de Manaus, capital do Amazonas. No município, de aproximadamente 30 mil habitantes, o ministro acompanhou os atendimentos dos profissionais de saúde da FAB em uma Ação Cívico-Social (ACISO). A ação, realizada no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Eirunepé (DTCEA-EI), teve início na segunda-feira (23/03) e termina na próxima quinta-feira (26/03) com a expectativa de realizar 900 atendimentos em especialidades como ginecologia, dermatologia, clínica-geral, otorrinolaringologia e pediatria.

MIn Def Porto Velho.5

O ministro e o comandante da Aeronáutica inauguraram ainda o Destacamento de Aeronáutica de Eirunepé, situado na região do Alto Juruá. A edificação de 3500 metros quadrados de área construída inclui um hangar com salas de manutenção, estoque, alojamentos, refeitórios e terá um papel fundamental para a FAB na região norte.

MIn Def Porto Velho.6

“A Força Aérea há muito tempo tem esse planejamento de distribuir bases em posições estratégicas na Amazônia. Esta aqui de Eirunepé é uma base que já está completa para receber unidades aéreas desdobradas em operações como a Ágata (destinada ao combate de ílícitos na região fronteiriça), por exemplo, com toda a infraestrutura necessária”, explicou o Tenente-Brigadeiro Rossato.

Veja o vídeo aonde o Ministro da Defesa e o Comandante da Aéronautica falam sobre o evento

[vsw id=”Pzv5UPZF2_M” source=”youtube” width=”560″ height=”344″ autoplay=”no”]

Fonte | Fotos: cecomsaer

, , , , , , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Formatura do Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx