Tripulação feminina é destaque no Esquadrão Puma

Tripulação do Esq PumaPor  Asp. Jornalista Cynthia Fernandes

O Esquadrão Puma (3º/8º Gav) agora conta com uma tripulação 100% feminina. A Capitão Aviadora Márcia Regina Laffratta Cardoso foi elevada a condição de piloto operacional no helicóptero H-34 Super Puma. O primeiro voo da oficial aconteceu numa data marcante, Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (08/03).

Durante 30 minutos, Capitão Márcia participou de um resgate simulado no mar, na região de Florianópolis. Em seguida, deslocou-se para Belém (PA), onde realiza o curso da aeronave H-36 Caracal. O novo helicóptero deverá ser recebido pelo Esquadrão Puma ainda nesse ano e trará grandes desafios e capacidades para a unidade no cumprimento de suas missões.

Com essa conquista, o Esquadrão Puma conte com uma tripulação completa para operar o helicóptero H-34. A equipe também é composta pela Tenente Aviadora Débora Ferreira Monnerat e as Sargentos Elizângela Secco e Renata de Miranda Silva, ambas operadoras de equipamentos.

Segundo a Tenente Débora, piloto básica na aeronave, é um privilégio contar com uma equipe só de mulheres. “Esse é um ambiente tipicamente masculino. Perceber como as mulheres estão entrando nesse meio é gratificante”, comemora.

A tripulação feminina está apta para participar de missões de atendimento à calamidades públicas, busca e salvamento e evacuação de pessoas isoladas e em locais de dificil acesso. “Estamos prontas para sair em missões reais, vamos continuar treinando para manter e aperfeiçoar a operacionalidade, sempre”, disse a piloto.

FONTE : www.carranca.aer.mil.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *