News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Força Aérea » CENIPA formará novos investigadores

CENIPA formará novos investigadores

Força Aérea
Por

Cenipa

Começou na segunda-feira (1/9), em Brasília, o curso que ensina as técnicas de investigação de acidente aeronáutico. Essa capacitação acontece uma vez por ano e é voltada para pilotos e engenheiros, civis e militares, que atuam na atividade aérea. Os novos profissionais integrarão a rede de profissionais do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

Este ano, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), organização responsável por coordenar e executar a formação de recursos humanos para atuar na segurança de voo, matriculou cerca de 100 alunos, incluindo profissionais da Argentina, do Chile, Canadá, Uruguai.

A grade curricular é extensa. As principais disciplinas são: legislação, aerodinâmica de asa fixa e de asa rotativa, ação inicial de acidente, evidências nos destroços, investigação do fator material e do aspecto psicológico, investigação de sistemas e de motores, análise de falhas, confecção de relatórios, recomendações de segurança, gravadores de voo, entrevista de testemunha, procedimentos e cuidados no local do acidente.

Os instrutores selecionados pelo Cenipa possuem especialização na área e integram comissões de investigação. Além da parte teórica, os alunos passam por treinamento de acidente simulado, no Laboratório de Destroços. As equipes se deparam com destroços de aeronave espalhados, pessoas feridas, pessoas curiosas e imprensa.

“O treinamento prático é uma oportunidade para se perceber que a investigação envolve muitos aspectos além da parte técnica, ou seja, é necessária a interação com diferentes grupos no local do acidente”, destaca o Chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento do Cenipa, Tenente-Coronel Aviador Francisco José Azevedo de Morais.

Pré-requisito
Os alunos matriculados no curso de investigação realizaram obrigatoriamente o curso de prevenção, pré-requisito para se tornar investigador. Eles terão instruções até o dia 26 de setembro, quando recebem sua certificação de investigador de acidente aeronáutico.

A atividade de investigação com o objetivo de prevenção é regida pelo Anexo 13 à Convenção de Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é signatário.

Fonte | Fotos: cecomsaer