News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Internacional » Boeing ganha contrato para modernizar 13 Boeings E-3 Sentry da OTAN

Boeing ganha contrato para modernizar 13 Boeings E-3 Sentry da OTAN

Diversos
Por

boeing_e-3a_awacs_nato_lx-n90445_lux_luxembourg_findel_luxembourg_pp1229411381

A Boeing divulgou um comunicado nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, que recebeu um contrato da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para instalar novos sistemas digitais e aviônicos nas cabines de 13 das aeronaves AWACS (Airborne Warning and Control System – sistema de alerta e controle embarcado) da organização.

O valor do contrato para a modernização dos aviões, que são baseados no jato comercial 707, é estimado em 250 milhões de dólares, e os trabalhos deverão ser realizados entre 2016 e 2018.

E-3_Sentry_inside

A nova tecnologia permitirá que as aeronaves cumpram os atuais e futuros requerimentos de controle de tráfego aéreo e navegação, dando maior acesso ao espaço aéreo ao redor do mundo para esses aviões.

imgp2086-NATO-OTAN-E3-Sentry-AWACS

Isso deverá proporcionar maior eficiência nas missões, economizando tempo e combustível durante operações, a substituição de itens de aviônica fora de linha por outros de uso comercial (de prateleira / off-the-shelf) além de um acesso mais amigável de motores, navegação e radar para os tripulantes. Além disso, a tripulação da cabine poderá ser diminuída de quatro para três pessoas.

Boeing E-3 Sentry..Nato Awacs..Inside..EBFS 2012 (2)

Em um contrato prévio para engenharia de fabricação e desenvolvimento (EMD), a Boeing já instalou os sistemas em um exemplar de AWACS da OTAN, sendo que o início dos testes de voo estão programados para o quarto trimestre desse ano, e a entrega, para dezembro do ano que vem.

awacs-e3-cockpit-modernization

Como parte do contrato, a Boeing também vai modernizar esses sistemas em aviões AWACS dos Estados Unidos, a partir de novembro.

FONTE : Boeing

Fonte | Fotos: operacional