News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Internacional » Estados Unidos aceitam vender torpedos à Turquia

Estados Unidos aceitam vender torpedos à Turquia

Diversos
Por

img_1014

O Governo dos Estados Unidos aprovou um possível fornecimento às autoridades Turcas através do procedimento de vendas militar ao exterior de uma quantidade não revelada de torpedos pesados Raytheon Integrated Defense Systems MK 48 Mod 6 AT por um montante estimado em 170 milhões de dólares, que incluí ainda equipamentos e serviços associados.

O torpedo destina-se aos seis submarinos de ataque U214/1200 da Classe Cerbe com propulsão combinada diesel-eléctrica, adquiridos em Julho de 2009 pela SSM (Savunma Sanayii Mustesarligi) da Turquia aos Alemães da ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) e que os Estaleiros Navais de Golcuk construirão nos próximos anos para o Comando das Forças Navais Turcas (Turk Deniz Kuvvetleri Komutanligi).

SHIP_SSK_U-214_lg

Os submarinos Turcos serão provavelmente também armados com o míssil guiado IDAS (Interactive Defence and Attack System for Submarines) do consórcio ARGE IDAS que agrupa as empresas Alemãs TKMS e Diehl BGT Defence. O sistema de armas IDAS é capaz de atingir helicópteros de guerra anti-submarina, navios de superfície e alvos em terra.

Os U214/1200 da Marinha Turca, também serão equipados com o sistema naval de combate ISUS 90 (Integrated Submarine combat System) do fabricante Alemão Atlas Elektronik que nesse âmbito coopera ativamente com a empresa pública Turca Havelsan.

ay-atilay-type-209-1200

A força submarina Turca é hoje constituída por submarinos do tipo U209 que compreende 8 unidades U209/1400 que formam as classes Gur e Preveze e seis unidades U209/1200 da Classe Atilay.

Fonte | Fotos: defensa