News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 16 de April de 2024
Home » Internacional » Índia próxima de acertar a compra dos caças Rafale

Índia próxima de acertar a compra dos caças Rafale

Diversos
Por

rafale_c

O Governo da Índia está perto de assinar finalmente o mega-contrato para a compra de 126 caças Dassault Rafale, cuja assinatura pode vir a acontecer logo após as rodadas finais de negociações a serem finalizadas, que espera-se que seja em no máximo três meses para tal.

De acordo com fontes ligadas ao Ministério indiano da Defesa, citado pela imprensa do país, o fato marcante para esta reviravolta na assinatura do contrato do MMRCA (Medium Multi-Role Aeronave de Combate) foi a eleição do novo primeiro-ministro, Narendra Modi, o qual é defensor da chegada dos caças franceses, logo que possível, como uma prioridade para a Índia.

rafaleweaponsposter

Com quase todo os pontos do contrato acertados, agora espera-se saber saber qual será o valor final, o que especula-se algo em torno dos U$s 20 milhões, já que a depreciação na taxa de câmbio da moeda indiana em relação ao dólar, acrescido do valor adicional pela inflação acumulada é grande, e com isso estaria longe de ser o esperado U$s 11 milhões que foi falado na época do programa ter sido declarado vencedor.

Como já foi falado a partir do início deste ano, a decisão deveria ter sido tomada com a chegada do novo ano fiscal indiano (31 de março) e pelo visto, só sera tomada agora, após as eleições gerais realizadas em maio.

ERNOULT571179

Uma das maiores divergência entre a empresa Dassault e a Índia era sobre o número de aeronaves que seriam fabricadas localmente e da transferência de tecnologia, capítulo este que parece ter sido totalmente resolvido completamente, já que o consórcio estatal Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) prevê a produção de até 108 aeronaves sob licença.

Quanto aos prazos de entrega (desde que o acordo seja confirmado no próximo trimestre) a primeira aeronave poderá ser entregue em meados de 2016, enquanto o resto das unidades serão fabricadas à partir de 2018.

rafale9

Esta compra esta sendo feita dentro de um plano de modernização militar (no qual já foi investido mais de U$s 100 milhões) para reforçar a capacidade de defesa do país com novas as armas para a substituição das obsoletas russas, mas que ainda estão em serviço.

rafale_cockpit_large

Neste sentido, as mesmas fontes do MoD Indiano, explicaram que a Força Aérea Indiana (IAF) acredita que a compra do Dassault Rafale é “crítica” pois eles podem vir a servir para firmar e confirmar o poder da Índia na região, impondo respeito frente as ambições territoriais da China e do Paquistão.

Fonte | Fotos: defensa