News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Internacional » Lançado ao mar o navio de patrulha OPV 83 “Marinero Fuentealba” da Armada do Chilena

Lançado ao mar o navio de patrulha OPV 83 “Marinero Fuentealba” da Armada do Chilena

Diversos
Por

OPV 83..

O Navio Patrulha OPV 83 “Marinero Fuentealba” parte do Projeto IV Danúbio, foi entregue simbólicamente a Armada chilena.

Este modelo de OPV, que foi lançado ao mar em 2005, quando estiver concluído significará que a Armada Chilena,  terá uma capacidade de operar com uma OPV em cada zona de patrulha.

Hoje a Armada Chilena opera o OPV 81 “Piloto Pardo” em Talcahuano e o OPV 82 “Comandante Toro” cobrindo a Iquique, nas zonas navais I e IV. Estas duas OPVs foram entregues a Armada em 13 de Junho de 2008 e 30 de julho de 2009, respectivamente.

A OPV 83 permanecerá no estaleiro até o final do ano para fazer os ajustes finais correspondentes e para a instalação de equipamentos, para só depois ser entregue à Armada Chilena em definitivo.

Este navio de Patrulha Oceânico tem características semelhantes às das outras duas unidades construídas pelo estaleiro Asmar, a OPV 81 “Piloto Pardo”, e a OPV 82 “Comandante Toro”.

No entanto, esta ultima OPV terá uma melhor capacidade para tarefas de Patrulha Marítima e um casco reforçado para a navegação em tempo frio, já que será destinado à Terceira Zona Naval, com seu porto base em Punta Arenas.

A diferença em relação aos dois navios anteriores, com seu desenho que apresenta diversas melhoras, e com o seu casco reforçado para navegar em aguas antárticas, ela esta sendo classificada como “Winter Class”.

OPV 83

O OPV 83 “Marinero Fuentealba”, terá, entre suas principais atribuições, a patrulha, vigilância, o controle marítimo de águas jurisdicionais, busca e salvamento marítimo, apoio à  manutenção das ajudas à navegação, apoio logístico para áreas remotas, dentre outras atribuições.

A embarcação tem um comprimento total de 80,60 metros, uma boca de 13,00 metros, com um deslocamento de 1.771,6 toneladas de carga completa, acomodações para uma tripulação de 62 pessoas, velocidade máxima de 20 nós com dois motores Wärtsilä diesel com uma planta de eletricidade composta por três geradores a diesel, um deles,  de  emergência. Seu alcance é de 30 dias de navegação com uma autonomia de 8.000 milhas náuticas a 12 nós.

Fonte | Fotos: defensa