News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Internacional » Moçambique vai receber oito caças Mig-21 que foram modernizados pela empresa Aerostar

Moçambique vai receber oito caças Mig-21 que foram modernizados pela empresa Aerostar

Diversos
Por

photo mozambique air force mig-21 at bacau final touches

A empresa romena Aerostar  anunciou a conclusão do programa de modernização, a qual é a responsável e que consiste na atualização e modernização de oito caças Mig-21 e um de treinamento L-39 Albatros, da Força Aérea de Moçambique (FAM). O programa  também inclui um programa de treinamento para os pilotos e pessoal de terra.

O trabalho começou a um atrás com a atualização de seis Mig-21 monoplaces e dois biplaces utilizado no treinamento, uma tarefa que exigiu 120 dias para alguns aviões, pois tinham aeronaves que não voavam a mais de 20 anos, significando então, que estas células possuem ainda muitas horas vida útil. Além da atualização foi instalado sistemas de navegação GPS e gravadores digitais de missão.

photo mozambique air force taxying at bacau

Os seis primeiros aviões já estão a caminho de Moçambique após a conclusão dos trabalhos na Romênia e deverá partir em breve os outros dois. Moçambique recebeu no início dos anos 80 um total de 48 unidades do caça Mig-21, embora nenhum tenha voado mais de uma década. As versões recebidas pela FAM foi a do MiG-21bis Monoplace (Código OTAN – Fishbed) e do biplace MiG-21UM (Código OTAN – Mongol-B).

A empresa Aerostar montou a modernização dos MiG-21 seguindo um programa realizado pela empresa Israel Aerospace Industries (IAI), que desenvolveu a modernização de 110 unidades deste veterano caça soviético.

photo mozambique air force mig-21 landing at bacau

Fonte | Fotos: defensa