News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Mercado & Indústria » Helibras destaca uso de helicópteros biturbina para missões aeromédicas

Helibras destaca uso de helicópteros biturbina para missões aeromédicas

Mercado & Indústria
Por

senaborm-chamada-destaque-mulher

A Helibras vai participar do XIV SENABOM – Seminário Nacional de Bombeiros, que acontece entre os dias 3 e 5 de setembro, em Goiânia (GO). No encontro, a empresa vai destacar a atuação dos helicópteros biturbina no resgate aéreo e apresentar uma palestra sobre o uso dedicado das aeronaves para o transporte aeromédico.

 O EC145, um dos modelos mais indicados para esse tipo de missão, está conquistando grande espaço no mercado governamental. Por oferecer amplas portas corrediças e entradas traseiras tipo concha, o acesso à cabine é bastante ágil e facilita o transporte de pacientes em macas e equipamentos médicos ou policiais.

 O modelo foi adquirido neste ano pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais em uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, que possibilitou a utilização do primeiro biturbina dedicado exclusivamente a operações médicas no Estado. O EC145 também já opera em segurança pública e atendimento médico na Bahia, Maranhão e Ceará.

Essa tendência em adotar o EC145 para missões aeromédicas ratifica a eficiência do modelo por conta do amplo espaço interno e recursos de tecnologia de ponta. O uso do biturbina leve nesses tipos de missões é um caminho sem volta que já havíamos observado em outros países do mundo e só tende a crescer no Brasil, disse François Arnaud, vice-presidente comercial e de marketing da Helibras.

Helibras_logo-640x176

 Atualmente 352 unidades do EC145 voam no mercado aeromédico mundial. No total, mais de 2.000 aeronaves compõem o segmento em todo o mundo, com destaque para os Estados Unidos, com 1.071 helicópteros, dos quais 60% são da marca Airbus Helicopters, e a Europa, com 670 (68% Airbus Helicopters).

 No Brasil, além da tendência de uso do biturbina, os helicópteros monoturbinas já são muito utilizados nesse mercado, como é o caso do Esquilo AS350 e do EC130. Juntos, os dois modelos representam 83% das 47 aeronaves dedicadas à segurança pública e ao atendimento médico no país.

Por isso, a Helibras também trabalha na evolução de um novo kit aeromédico para as aeronaves, que deverá ser produzido na fábrica da empresa, em Itajubá (MG), a partir das avaliações do departamento de engenharia e marketing juntamente com clientes do setor.

O sucesso do helicóptero Esquilo deve-se à sua agilidade e habilidade para multimissões, além de contar com um financiamento especial – o Finame, do BNDES – com taxa de juros menor e maior prazo de pagamento, por ser produzido no Brasil há 36 anos e adequar-se ao programa de incentivo aos produtos nacionais do Banco.

BombeirosRJ_AnthonyPecchi

 A Helibras é líder do mercado governamental, com 81% de domínio, e do setor aeromédico, com 94% de presença. A Polícia Militar do Estado de São Paulo é o maior cliente governamental da empresa, com 21 helicópteros Esquilo que atendem a uma população de 42 milhões de habitantes.

XIV SENABOM – Seminário Nacional de Bombeiros

Data: 3 a 5 de setembro

Local: Centro de Convenções de Goiânia – Centro, Goiânia (GO).

 Palestra: HELICÓPTEROS DEDICADOS AO TRANSPORTE AEROMÉDICO

Data: 5 de setembro (sexta-feira)

Local: Sala de reunião do Hangar do Estado – Aeroporto Santa Genoveva, Goiânia (GO).

FONTE : CCE

Fonte | Fotos: operacional