• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Eventos

Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército visita Antigos Alunos da Polytechnica

Por   

Prof Leizer Gen Stoffel Prof Heloi Prof Miguez

A Associação dos Antigos Alunos da Polytechnica – A3P, mais antiga associação de ex-alunos da UFRJ, fundada em 1932, recebeu hoje em sua sede a honrosa visita do General Walter Nilton Pina Stoffel,   Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEX). A visita visou estreitar o relacionamento e colaboração mutua no sentido de preservar a memoria do Ensino Militar e da Engenharia,cujas raízes comuns passam pelo histórico prédio do Largo de São Francisco, que abrigou a antiga Academia Real Militar, chegando até os nossos dias com as denominações  Escola de Engenharia da UFRJ, na Cidade Universitária da Ilha do Fundão, e Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende.

O General e sua comitiva assistiram a palestra O LEGADO DA ACADEMIA REAL MILITAR, proferida pelo Presidente da A3P,Prof. Heloi José Fernandes Moreira, antigo Diretor da Escola de Engenharia da UFRJ e Presidente do Clube de Engenharia, e Acadêmico da AHIMTB. Em seguida os presentes  visitaram o Salão Nobre, onde se reunia a Congregação, a Sala do Trono, e observaram placas comemorativas afixadas pelo Exército por ocasião dos 150 e 200 anos da criação da Academia Real Militar, em 1961 e 2011.

Integraram a comitiva da DPHCEX o Sub-Diretor Coronel Julio Teodorico Nascimento Netto, sete oficiais das áreas técnicas de Projetos Culturais, Historia, Museologia, Planejamento, Comunicação Social, e uma Pesquisadora civil. Acompanharam os trabalhos diversos Antigos Alunos da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, que ocupou o prédio até meados da década de 60, incluindo Diretores, Conselheiros, e os antigos Presidentes Professores Flavio Miguez de Melo e Leizer  Lerner, esteatual  Presidente de Honra da A3P.

O Gen Stoffel aventou a possibilidade de parcerias em ações conjuntas, com apoio técnico da DPHCEX e participação de todos os interessados. Para tanto, ficou em principio acordado desenvolver avaliações preliminares a nível técnico, visando  viabilizar tais iniciativas. O Professor Heloi Moreira ofereceu ao General Stoffel um exemplar do livro Escola Politécnica Do Largo De São Francisco – Berço da Engenharia Brasileira, de Mario Barata, sendo tomada uma foto oficial do grupo diante da Estatueta do Estudante de Engenharia Expedicionário, que comemora os 9 alunos da ENE-UB que integraram a FEB na Itália, em 1944/45.

Texto e Fotos: Prof. Israel Blajberg Vice-Diretor Técnico-Cultural – A3P 24 set 2015

Fonte | Fotos: operacional

,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.