News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Exército » Livro sobre o MB-3 Tamoyo é lançado no Brasil

Livro sobre o MB-3 Tamoyo é lançado no Brasil

Exército
Por

Tamoyo capa (1)

 

O livro “BERNARDINI MB-3 TAMOYO – O blindado nacional“, número 3 da coleção Blindados no Brasil, já se encontra disponível para pronta entrega. Trata-se de mais uma iniciativa do pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador do UFJF/Defesa, e membro fundador do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa” da UFJF – (www.ecsbdefesa.com.br).

A obra resgata a ideia para projetar, desenvolver e construir um carro de combate nacional que ganhou forma, no final dos anos de 1970, quando, após a criação do Centro Tecnológico do Exército – CTEx -, no momento em que se pensava na continuidade da nacionalização de equipamentos militares, que já vinha ocorrendo, desde 1969. Sob o comando do Parque Regional de Motomecanização da 2ª Região Militar de São Paulo – PqRMM/2, onde iniciara-se projetos importantes para a criação de blindados sobre rodas e modernização dos sobre lagartas, surge a base de todo o desenvolvimento dos anos vindouros, com erros e acertos, possibilitando assim a diversas empresas nacionais entrarem na produção de itens de defesa, que poderiam nos ter dado a grande independência que ainda estamos a buscar. O projeto Tamoyo estava integrado, diretamente, ao do repotenciamento do Carro de Combate M-41 e ao desenvolvimento da Viatura Blindada Transporte de Pessoal – VBTP – Charrua, visando a formação de uma família de blindados, com um suporte logístico integrado. Este não era uma mera aventura, como muitos pensam, ao falar do Tamoyo como sendo um M-41 melhorado, ele era muito mais, e este livro pretende dar uma visão sobre este projeto, importante, incompreendido, esquecido .

Com 128 páginas, mais de 100 fotos e desenhos, a maioria a cores, o livro resgata toda esta trajetória, mostrando as dificuldades encontradas e a estrutura montada para sua implantação, que por pouco, não se tornou uma grande realidade, nos colocando em outro patamar na área de carros de combate.

20150724_092600r (1) copy

Três Décadas de Pesquisas

Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente sobre a sua evolução tecnológica. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades operacionais, escolas e institutos militares, além de publicar inúmeros artigos (inclusive no exterior) sobre a evolução dos blindados no país e outros temas relevantes para o resgate da memória tecnológica militar nacional.

A partir do seu vasto acervo pessoal, além das experiências e informações adquiridas no contato com integrantes de corporações militares, empresários, técnicos e engenheiros da indústria de material de defesa, Expedito Bastos lançou em 2003 o portal UFJF/Defesa – www.ecsbdefesa.com.br. Sob sua coordenação até hoje, o portal foi responsável pela divulgação de mais de 2.500 artigos, registra uma média mensal de 70 mil usuários e já foi acessada por visitantes de 142 países.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o autor também foi um dos fundadores do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”. Criado há dez anos e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodriguez, conta com 15 pesquisadores agrupados em cinco linhas de pesquisas: estratégias urbanas e cidadania, história do pensamento estratégico, problemas estratégicos contemporâneos, gestão do conhecimento e tecnologia militar.

BERNARDINI MB-3 TAMOYO – O blindado nacional é a sétima publicação com o selo do UFJF/Defesa. Em 2011, foi lançado o seu primeiro título, BLINDADOS NO HAITI – MINUSTAH – UMA EXPERIÊNCIA REAL. Este é o sétimo título lançado pelo autor, os outros seis, foram Blindados no Brasil – Um longo e Árduo Aprendizado, Volume 1, e Renault FT-17 – O primeiro Carro de Combate no Exército Brasileiro, que inaugurou a coleção Blindados no Brasil, número 1, ambos em parceria com a Taller Editora de Bauru, a seguir vieram Blindados no Haiti – MINUSTAH – Uma experiência real; Blindados no Brasil – Um longo e árduo aprendizado, volume 2; Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941; FIAT-ANSALDO CV 3 35 II no Exército Brasileiro, estes com o selo do UFJF/Defesa em parceria com o autor.

A nova publicação, em formato 16x22cm, conta com capa colorida e mais de 100 fotos e desenhos, a maioria a cores. Seu preço é de R$49,00, para os livros adquiridos diretamente pelo portal UFJF/Defesa, mais o frete de correio. Os livros adquiridos na pré-venda (de 02 a 29 de julho de 2015) estarão isentos de correio.

Para efetuar a sua compra, basta enviar um e-mail para: defesa@ecsbdefesa.com.br ou defesa@ufjf.edu.br.

Para folhear partes do livro acesse:  http://issuu.com/defesa/docs/tamoyo_livro_2015

Fonte | Fotos: operacional