News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Geopolítica » Talibãs afirmam ter derrubado avião militar americano no Afeganistão

Talibãs afirmam ter derrubado avião militar americano no Afeganistão

Diversos
Por

Exército Nacional Afegão

Um avião de transporte americano C-130 se acidentou no aeroporto de Jalalabad, no Afeganistão nesta quinta-feira (1º). A fontes dizem que há 11 mortos, mas a agência AP diz que são 12. Seis seriam militares dos EUA, enquanto os demais eram civis contratados. Todos estavam a bordo e não houve vítimas em solo. De acordo com a Reuters, os militares americanos afirmaram que não há indícios de fogo inimigo no momento do acidente. Mas o Talibã informou que derrubou a aeronave na decolagem.

Os talibãs afirmaram nesta sexta-feira (2) ter abatido o avião de transporte militar americano C-130 que caiu no leste do Afeganistão, matando 11 pessoas a bordo. “Nossos mujahedines derrubaram um quadrimotor americano em Jalalabad”, informou no Twitter o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid. A missão da Otan, que informou a queda do C-130, não precisou a causa do incidente, e a descreveu como um acidente. Seis membros do serviço militar norte-americano e cinco terceirizados que eram empregados da força internacional liderada pelos EUA no Afeganistão foram mortos no acidente.

“O avião de transporte americano foi derrubado em um ataque direto dos mujahedins durante a decolagem. Utilizamos uma arma especial, mas é um segredo militar e não podemos entrar em detalhes”, disse o porta-voz talibã Zabihullah Mujahid. O porta-voz talibã elevou o número oficial de 10 mortos para 15 “invasores” dos EUA e vários “soldados-marionete”, como os insurgentes se referem aos militares afegãos. Um porta-voz militar dos EUA, o coronel Brian Tribus, tinha explicado anteriormente que, apesar de as causas do acidente serem desconhecidas, não há informações sobre a ocorrência de episódios violentos nos arredores do aeroporto em Jalalabad.

Os cinco prestadores de serviço trabalhavam para a missão da Otan “Apoio Decidido”, que conta com cerca de 4 mil militares no Afeganistão, e que se dedica a treinar e a auxiliar as forças de segurança afegãs. Os EUA, por sua vez, realizam uma operação de combate e “antiterrorista” que inclui 9.800 militares. O C-130 é um avião de transporte militar para várias missões, com múltiplas versões, capaz de decolar e pousar em pistas curtas ou superficiais. Está equipado com quatro motores de hélice.

Retomada de cidade

O acidente aconteceu horas depois da retomada pelas forças afegãs do controle da cidade estratégica de Kunduz (norte), que estava sob poder dos talibãs desde segunda-feira (28). Moradores afirmaram que o exército assumiu o controle de bairros centrais da cidade. O ministro interino da Defesa, Masum Stanekzaï, advertiu que as operações de expulsão dos talibãs prosseguem nesta sexta-feira. Os talibãs negaram um recuo e prosseguiam com os combates em alguns bairros.

Mesmo em caso de confirmação, a recuperação de Kunduz não representaria uma vitória a longo prazo de Cabul contra os talibãs, que demonstraram nos últimos dias seu poder nesta região do norte do país, onde lutam contra as forças do governo em várias frentes. A tomada de Kunduz, uma cidade estratégica no caminho para o Tadjiquistão, foi um revés para o presidente Ashraf Ghani, no poder há 12 meses. Na quinta-feira, o chefe de Estado prometeu “punir todos os que faltaram com seu dever” na derrota.

Fonte | Fotos: g1