News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Mercado & Indústria » Korean Air e Airbus Industries se juntam para fabricar caças para a ROKAF

Korean Air e Airbus Industries se juntam para fabricar caças para a ROKAF

Mercado & Indústria
Por

Typhoon

A principal empresa aérea da Coreia do Sul, a Korean Air, e o conglomerado aeroespacial europeu Airbus Industries disputarão esta semana um projeto para desenvolver conjuntamente aviões de combate para a Força Aérea Sul Coreana (ROKAF). Segundo informaram neste domingo (22) porta-vozes da Korean Air à agência “Yonhap”, ambas as empresas assinaram um memorando de orientação do projeto. O porta-voz explicou que ainda restam negociar os detalhes de cooperação tecnológica e investimento.

As companhias apresentarão uma proposta para vencer o contrato do projeto KF-X, avaliado em 8,5 trilhões de wons (US$ 7,650 bilhões) e que procura desenvolver cerca de 120 caças da classe F-16 para substituir os F-4 e F-5 por volta do ano 2025. A Korean Air e Airbus competirão com outro projeto conjunto do fabricante sul-coreano Korea Aerospace Industries (KAI) e o gigante americano Lockheed Martin.

F-4-rokaf

Está previsto que o programa de aquisição de defesa (Dapa), sob supervisão do Ministério da Defesa do país asiático, escolha um dos dois projetos em março e que anuncie sua seleção de maneira oficial em torno de julho. Especialistas consultados pela Yonhap apontam que o projeto da KAI parece estar em vantagem na parte técnica, já que desenvolveu para as Forças Armadas sul-coreanas o helicóptero de transporte Surion e o caça de treinamento T-50 Golden Eagle.

T-50-Golden-Eagle-3

No entanto, consideram que o da Korean Air apresenta um maior potencial em capacidade de investimento e em que o Ministério da Defesa sul-coreano especificou que os caças devem ter duas turbinas, da mesma forma que o Eurofighter Typhoon fabricado pela Airbus.

Fonte | Fotos: g1