News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Segurança Pública » Batalhão de Ações com Cães treina para as Olimpíadas Rio 2016

Batalhão de Ações com Cães treina para as Olimpíadas Rio 2016

Diversos
Por

Especial BAC 2S (20)

Com as proximidades das Olimpíadas, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) tem intensificado os treinamentos em sua sede em Olaria, na Zona Norte do Rio. Diariamente, seis cães estão sendo preparados para atuar na busca de explosivos durante o evento internacional, que acontecerá em agosto de 2016. Entre os animais selecionados por critérios como raça e idade, três descendem do labrador Boss, famoso por sua eficiência na atuação em diversas incursões em comunidades do Rio de Janeiro. Entre os herdeiros de Boss, estão Chefe e Cléo, que apresentam o mesmo potencial de liderança do pai.  Atualmente com um ano e meio de idade, os cães foram direcionados para o treinamento com foco na busca de explosivos logo que nasceram.

Eles são labradores cor chocolate, e têm uma característica necessária para o faro de maneira geral, que é o ímpeto pela busca ou caça. No treinamento potencializamos este interesse do cão pela busca e também incentivamos o reconhecimento do território. O cão farejador de explosivos não pode ser ansioso. Mesmo encontrando o que está sendo procurado por meio do olfato, ele deve dar um sinal passivo, não pode latir e não pode tocar no objeto suspeito, porque qualquer movimento brusco ou som poderá acionar o explosivo. A sinalização neste caso é sentar. É assim que ele indica aos membros do batalhão que encontrou o material buscado. O condutor também precisa, neste caso, fazer a leitura deste animal para auxiliar o cão a chegar ao local correto – explicou o primeiro-tenente do BAC, Daniel Puga.

Além de Chefe e Cléo, a pastor belga de malinois Aba também está preparada para atuar nas Olimpíadas. A fêmea já participou de varreduras de treinamento junto com os outros dois companheiros. A atividade de farejar e buscar explosivos não é simples. Esta é uma ação que requer precisão, não é possível admitirmos erros. O treinamento, portanto, é algo demorado. Se um cão de faro para armas e drogas falha, uma ocorrência não será realizada, mas se o cão de explosivos falhar podemos ter um acidente gravíssimo na cidade – disse Puga.

Três meses

Há ainda mais três cães em fase inicial de treinamento. São eles: a pastor belga de malinois, chamado Nala, o pastor holandês Eco e a labrador Delta, que também descende de Boss, e a expectativa é que em no máximo três meses estes cães estejam preparados para farejar e buscar explosivo no grande evento internacional – explicou um dos treinadores, o segundo-sargento Paulo Roberto Michel. Todo o conhecimento adquirido pelo BAC se estabeleceu por meio de intercâmbios com unidades especializadas dos Estados Unidos, França, entre outros países, bem como a partir da expertise de policiais experientes do próprio batalhão.

Busca por novos parceiros

O BAC busca parceiros para realizar treinamentos de varredura de explosivos com os seis cães selecionados. A ideia é levar os animais para locais como estádios, hotéis e embaixadas para que se familiarizem com os espaços onde irão atuar durante os Jogos de 2016. Queremos gerar parcerias com estádios, hotéis e embaixadas para que estes animais possam realizar o reconhecimento destes locais e buscar com mais intensidade o explosivo em um possível acionamento real. No caso da busca por armas e drogas, há uma atuação mais prática e regular nas comunidades do Rio.

Já no faro de explosivos, dependemos do acesso a esses locais para realizarmos um serviço com a mesma excelência do faro de drogas”, afirmou o primeiro-tenente do Batalhão de Ações com Cães, Daniel Puga. O BAC está em processo de busca pela certificação internacional dos animais que atuam no batalhão, queremos certificar os nossos cães para que eles estejam habilitados internacionalmente para atuarem em grandes eventos – disse Puga, que também é relações públicas do BAC.

FONTE: SecComSoc do Governo do Estado do Rio de janeiro (Por Júlia de Brito – Fotos: Salvador Scofano)

Fonte | Fotos: operacional