• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Exército

15º RC Mec Es realiza palestra sobre a história dos blindados no Brasil

Por   

DSC01166 copy

Em comemoração a semana da cavalaria, o 15° Regimento de Cavalaria Mecanizado Escola (15º RC Mec Es), Regimento Pitaluga, promoveu no dia 19 de maio a palestra “Principais projetos de blindados no Brasil – Um árduo aprendizado”. Aproximadamente 50 oficiais e sargentos da unidade se reuniram no auditório Gen Bonumá para ouvir a apresentação do professor e pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, da UFJF, considerado a maior autoridade em blindados no Brasil hoje. Durante duas horas os presentes puderam conhecer os principais projetos de blindados do Brasil e seu desenvolvimento no Exército Brasileiro, desde a chegada dos primeiros Renault FT-17 até o projeto Guarani.

Antes do início da palestra, o Ten Cel Cav Marco Aurélio Baldassarri, comandante do 15º RC Mec Es foi agraciado com a medalha General Plínio Pitaluga, condecoração muito cara a cavalaria brasileira e outorgada pela Associação dos Ex-combatentes do Brasil – Seção Valença.

O professor Expedito Carlos é coordenador da UFJF/Defesa e autor de rica bibliografia sobre o tema no país. São de sua autoria as obras: Blindados no Haiti – Minustah, Blindados no Brasil – Volume 1, Renault FT-17, Blindados no Brasil – Volume 2, Motorização no Exército Brasileiro 1906 – 1941, Fiat Ansaldo CV-3 35 II no Exército Brasileiro, Bernardini MB-3 Tamoyo, M-113 no Brasil – O Clássico Ocidental e M-41 Walker Bulldog no Exército Brasileiro – Um grande aprendizado.

Para adquirir as obras do autor, basta enviar um e-mail para: defesa@ecsbdefesa.com.br ou defesa@ufjf.edu.br

Fotos: Marcelo Bertolin

Fonte | Fotos: operacional

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.