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História

Alunos da rede pública estadual mergulham na história das missões de paz da ONU

Por   Redação

Os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Dr. Mario Guimarães, foram selecionados para participarem do projeto “Cultura da Paz, 72 anos da presença brasileira nas Operações de Paz da ONU”, idealizado e realizado pelo Instituto Histórico Militar Marquês do Herval, e viveram uma verdadeira imersão na história dos 72 anos de participação do Brasil nas missões de paz das Organizações das Nações Unidas. O projeto foi desenvolvido como o apoio da Secretária de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, do Centro de Comunicação Social do Exército e do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.

Divido em três fases, o projeto iniciou com palestras e exposição de vídeos sobre a participação brasileira nas diversas missões já realizadas, tal como os princípios da ONU e a participação das mulheres nas diversas missões. Para esta fase, o Centro de Comunicação Social do Exército ofertou diversos livros e revistas que apoiaram na construção da base conceitual sobre o tema. Na segunda fase do projeto, alguns alunos envolvidos tiveram a oportunidade de visitar e conhecer o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), na Vila Militar, onde puderam vivenciar uma imersão neste centro, conhecido como uma das referências mundiais na doutrina e preparação de mão-de-obra para a Organização das Nações Unidas.

Preparados e capacitados, os alunos foram divididos em grupos, onde desenvolveram pesquisas específicas sobre diversos momentos da história brasileira nas missões da ONU, tal como de suas maiores personalidades: Suez, Angola, Moçambique, Timor Leste, Haiti, Líbano, Sergio Vieira de Melo, etc. Com orientação do professor Rafael Sayão, os alunos montaram banners e realizaram, na última segunda-feira (17), uma apresentação para alunos de toda a unidade escolar durante o projeto “Cultura da Paz”.

A aluna Maria Clara Santiago, responsável sobre a pesquisa sobre “A participação das mulheres nas missões de paz”, entrevistou duas autoridades no tema: a Dr. Eduarda Hamann, mestre e doutora em relações internacionais e Assessora Especial do Instituto Igarapé, e a TC Andréia Firmo, primeira mulher observadora militar do Exército Brasileiro na história da ONU e membro da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO). As entrevistas foram editadas e transformadas em vídeos, que despertaram grande interesse dos presentes, em especial das jovens que desejam ingressar nas carreiras diplomática e militar.

“Poder entrevistar estas duas grandes personalidades foi uma experiência incrível para minha vida e para me motivar na minha vida profissional, pois quero cursar Relações Internacionais.” – declarou a aluna Maria Clara.

O projeto foi coordenado pelo Instituto Histórico Militar Marquês do Herval, uma associação sem fins lucrativos e de amplitude nacional, que tem a missão de cultuar e propagar o civismo entre os cidadãos através da preservação e divulgação da história militar brasileira para o cidadão comum. Tendo a juventude como principal público-alvo, a proposta de trabalho do Instituto é levar o conhecimento da da história militar brasileira e seus soldados-cidadãos, desperta e resgata valores cívicos, morais e patrióticos valiosos para o país.

Para cumprir com seu principio fim, o IHMMH atua, entre outras atividades, na organização e promoção de debates, exposições e eventos relacionados com a História Militar brasileira, tal como na elaboração de projetos pedagógicos, atividades educacionais e materiais didáticos a serem empregados para jovens da educação básica das redes públicas e privadas de ensino. Composto por professores universitários, historiadores, militares, profissionais liberais e entusiastas do tema, o Instituto recebe associados voluntários de todo o Brasil e está aberto para todos que tenham interesse pelo tema e estejam alinhados com as propostas da instituição.

Fonte | Fotos: Revista Operacional

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