News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Tuesday, 30 de April de 2024
Home » Exército » Companhia de Precursores celebra 65 anos

Companhia de Precursores celebra 65 anos

Exército
Por

20160222_101120 copy

O “ninho dos cardeais” está em festa! No último dia 22 de fevereiro, a Companhia de Precursores Pára-quedistas completou seu 65º aniversário. A solenidade contou com a presença de ilustres precursores como o Gen Div José Alberto Abreu, antigo comandante da 1ª DE; do Gen Bda William Georges Felippe Abrahão, comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista; e do Gen Bda Kleber Nunes de Vasconcellos, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército. Em uma formatura marcada pelo espírito de corpo característico desta tropa especializada, antigos comandantes da unidade e precursores de todos os tempos puderam confraternizar com os militares que compõem o efetivo atual da Companhia, relembrando histórias e transmitindo valores e tradições.

A história da unidade conhecida como berço das operações especiais do Exército Brasileiro tem início quando o então 1º Ten Eng Celso Nathan Guaraná de Barros foi enviado ao Fort Benning, nos Estados Unidos, a fim de realizar o ainda recente curso de Pathfinder do Exército Americano, o Brasil tinha o primeiro contato com a especialidade. Após seu regresso, iniciou-se um cuidadoso trabalho para a criação da doutrina que iria conduzir o trabalho do Precursor Pára-quedista no Brasil. Com a formação da primeira turma de Precursores Paraquedistas no Brasil, foi criado, em 1951, o Pelotão de Precursores, subordinado diretamente à Companhia de Comando da então Escola de Paraquedistas. A década de cinqüenta foi marcada por avanços constantes como o primeiro lançamento rádio, realizado em 1952, e o primeiro lançamento noturno com o precursor precedendo a tropa. Nesse período, os precursores foram muito empregados também em missões de salvamento e resgate nos locais mais remotos do país.

[vsw id=”n-_xPVyUq0g” source=”youtube” width=”800″ height=”450″ autoplay=”no”]

Em 1957, oficiais e sargentos do Pelotão de Precursor, tendo à frente o então Maj. Gilberto, participaram como instrutores do primeiro curso de operações especiais do Exército, contribuindo de forma ímpar com as práticas e doutrinas já utilizadas pelos precursores há alguns anos, e garantindo historicamente o título de “berço” das Forças Especiais Brasileiras. Dezoito anos após sua criação, o pelotão passou a ser chamado de Destacamento Precursor Pára-quedista, designação que carregou até 1988, quando foi criada a atual Companhia de Precursores Paraquedistas.

Concebidos para atuar quase que exclusivamente no apoio e lança-mento das tropas paraquedistas, os precursores, no Brasil, vêm alterando significativamente suas características operacionais e doutrinárias. Unidade subordinada à Brigada de Infantaria Pára-quedista, os Precursores não se afastam de sua missão de origem de apoiar as missões aeroterrestres e aeromóveis. Entretanto, diante dos novos desafios assumidos pela Força Terrestre e aumento dos conflitos de 4ª geração ao redor do mundo, a Companhia assume cada vez mais o papel de uma tropa moderna e flexível operacionalmente, com características de unidade especial, tornando-se um elemento importante em diversos tipos de operação.

 

Fonte | Fotos: operacional