News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 29 de April de 2024
Home » Força Aérea » Caças Gripen NG virão para Anápolis afirmou o Chefe do EMAER Ten.-Brig Paes de Barros

Caças Gripen NG virão para Anápolis afirmou o Chefe do EMAER Ten.-Brig Paes de Barros

Força Aérea
Por

Brig Paes de barros.3Por Ricardo Rafael

O Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros, chefe do Estado Maior da Força Aérea Brasileira confirmou ontem que a Base Aérea de Anápolis (BAAN) será a primeira instituição militar do País a receber , a primeira remessa dos caças Gripen NG que foram comprados junto a Suécia e que devem chegar ao Brasil a partir de 2018.

O Ten.-Brig Paes de Barros que já comandou a BAAN, foi homenageado durante uma solenidade de comemoração do 43º aniversário da instituição, e em seu discurso relatou a primazia dada à Base Aérea para receber os primeiros caças confirmando o nível de organização dela, “um exemplo para a Força Aérea Brasileira em termos de organização militar”, elogiou Paes de Barros.

Certificação Gripen.2

Segundo o Brigadeiro, o Brasil ainda não assinou o contrato de financiamento da compra dos caças Gripens, limitando-se a informar que a Força Aérea está prestes a assinar o contrato. Mas lembrou no entanto, que os pilotos brasileiros que irão pilotar as novas aeronaves de combate já estão em fase de treinamento na Suécia e eles vão enraizar a doutrina desse novo Avião de Combate dentro do primeiro Grupo de Defesa Aérea.

O chefe do Estado Maior da Força Aérea não confirmou se, já foi assinada também a locação para as aeronaves Gripen C/D, as quais fariam a defesa do Planalto Central enquanto os Gripen NG não chegam e como foi amplamente anunciado recentemente pela imprensa nacional. “Não existe uma definição quanto a isso”, informou, explicando que no momento estão sendo analisados os custos dessa proposta em comparação com o uso das aeronaves F-5.

Operação-Sabre-exercício-de-combate-BVR-caças-F-5EM-taxiando-cena-2-vídeo-FAB

“Temos algumas opções e compramos algumas células de caças F-5 na Jordânia que estão sendo modernizadas na Embraer”, relatou, afirmando que neste momento está sendo verificada a relação custo-benefício entre as duas opções para cobrir o vácuo na defesa aérea até a chegada dos Gripen NG.

FONTE : O Polpular

Fonte | Fotos: operacional