News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Thursday, 10 de October de 2024
Home » Força Aérea » Homenagens marcam formatura pelo Dia da Aviação de Patrulha

Homenagens marcam formatura pelo Dia da Aviação de Patrulha

Força Aérea
Por

Ag Força Aérea / Sgt Batista

“Ser patrulheiro é um orgulho”, afirma o Coronel Aviador Reformado Januário Sawczuk. Ele foi um dos quatro Oficiais homenageados com a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura durante a cerimônia militar realizada nessa segunda-feira (26/05) na Base Aérea de Salvador para celebrar o dia da Aviação de Patrulha.

O evento, presidido pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, contou com a presença dos Oficiais-Generais do Alto-Comando e de diversas autoridades. Além da medalha Mérito Operacional, foi feita a entrega do troféu Eficiência para os pilotos e tripulantes que se destacaram na unidade aérea de patrulha.

Ag Força Aérea / Sgt Batista

Foram homenageados ainda o Patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionysio Cerqueira de Taunay, e o Major-Brigadeiro do Ar Oswaldo Terra de Faria pelo trabalho realizado na Força Aérea Brasileira e pelo desenvolvimento da aviação de patrulha.

No final do evento, os patrulheiros da reserva e da ativa desfilaram ao som da canção “Aviação Embarcada”. “O sentimento que nós vemos aqui nesse desfile é o mesmo sentimento que o pessoal tinha no início da Força Aérea Brasileira”, relatou o Coronel Sawczuk.

Ag Força Aérea / Sgt Batista

Segunda Força Aérea

O evento foi organizado pela Segunda Força Aérea (II FAE). Sediada no Rio de Janeiro, a instituição tem sob seu comando a aviação de patrulha, de asas rotativas, de busca e salvamento, além do esquadrão aeroterrestre de busca e salvamento (PARA-SAR).

Ag Força Aérea / Sgt Batista

De acordo com o Comandante da II FAE, Brigadeiro do Ar Carlos José Rodrigues de Alencastro, a patrulha possui a importante missão de manter a vigilância do espaço aéreo brasileiro sobre o oceano. “A aviação de patrulha é fundamental para o país desde a Segunda Guerra Mundial quando começou a atuar no nosso litoral.

Hoje em dia, com o pré-sal, essa missão aumentou de importância e a patrulha exerce a vigilância em toda a nossa costa identificando navios que porventura estejam praticando algum tipo de ilícito”, afirmou.

Ag Força Aérea / Sgt Batista

Três unidades aéreas compõem a aviação de patrulha: o esquadrão Orungan (1°/7° GAV), sediado em Salvador (BA); o esquadrão Phoenix (2°/7° GAV), sediado em Florianópolis (SC); e o esquadrão Netuno (3°/7° GAV), sediado em Belém (PA).

Ag Força Aérea / Sgt Batista

O esquadrão Orungan opera a aeronave P-3 AM Orion, que com modernos radares pode voar por até cerca de 16 horas ininterruptas. Já os esquadrões Phoenix e Netuno operam as aeronaves P-95 Bandeirulha, que estão em processo de modernização.

Fonte | Fotos: cecomsaer