News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 26 de July de 2024
Home » Geopolítica » Pentágono confirma a interceptação de um RC-135 por dois JH-7 Flounders da PLAAF

Pentágono confirma a interceptação de um RC-135 por dois JH-7 Flounders da PLAAF

Diversos
Por

JH-7+KD-88-ASM-1

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou nesta terça feira que aviões de combate chineses realizaram uma interceptação considerada como “inprudente” a um avião de observação norte americano na região da Ásia-Pacífico. Um par de caças-bombardeiro Xian JH-7, (Código Otan Flounders), da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), interceptou um RC-135 da Força Aérea dos Estados Unidos na semana passada sobre o Mar Amarelo chegando a menos de 150 metros da aeronave, de acordo com o The Wall Street Jornal.

O incidente foi confirmado pelo secretário de imprensa do Pentágono Peter Cook. “O departamento está analisando o relatório que veio do Comando da Frota no Pacífico, sobre esta interceptação do dia 15 de setembro de um RC-135 da USAF, por parte da República Popular da China”, disse em resposta a uma pergunta durante sua coletiva no Pentágono.

O incidente aconteceu a cerca de 80 milhas a leste da Península de Shandong, disse Cook. “Uma das manobras realizadas pela aeronave chinesa nesta intercepção foi percebido como “imprudente” pela tripulação do RC-135″, disse ele. “Neste momento, não há nenhuma indicação de que os JH-7 entraram em uma rota de quase colisão com o RC”.

RC-135

Existem várias variantes do RC-135 no invetário da USAF. O RC-135 V / W Rivet Joint é uma aeronave de inteligência da Força Aérea. Cujo a sua função e a coleta de informações, análise e difusão das capacidades do teatro de operações em tempo real. A Frota do Pacífico tem como em seu comandante o Almirante Harry Harris, que na semana passada testemunhou perante o Congresso que a Marinha dos EUA deve navegar perto de ilhas artificiais da China, no Mar da China Meridional.

“Eu acho que devamos exercer a nossa liberdade de navegação em toda a região como parte de nossa responsabilidade, e a minha função como comandante da Frota do Pacífico é dar opções ao presidente e ao secretário”, acrescentou, referindo-se ao presidente Barack Obama e ao secretário de Defesa Ashton Carter. “E essas opções estão sendo consideradas e será executado conforme indicado pelo presidente e pelo secretário.” finalizou o Almirante.

ADM. Harris

A última vez em que foi realizada uma operação de “liberdade de navegação” dentro de uma dúzia de milhas náuticas das ilhas artificiais da China foi há três anos, de acordo com David Shear, secretário assistente de Defesa para Ásia e Pacífico de Assuntos de Segurança, no Pentágono.

Navios da marinha chinesa foram vistos este mês na costa do Alasca, pela primeira vez. A descoberta veio na mesma semana a China realizou uma parada militar maciça em Beijing para comemorar o 70º aniversário da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial e destacar a sua ambição de se tornar uma potência militar global.

FONTE: DEFENSETECH

Fonte | Fotos: operacional