News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 14 de June de 2024
Home » Internacional » Boeing ganha contrato para modernizar 13 Boeings E-3 Sentry da OTAN

Boeing ganha contrato para modernizar 13 Boeings E-3 Sentry da OTAN

Diversos
Por

boeing_e-3a_awacs_nato_lx-n90445_lux_luxembourg_findel_luxembourg_pp1229411381

A Boeing divulgou um comunicado nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, que recebeu um contrato da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para instalar novos sistemas digitais e aviônicos nas cabines de 13 das aeronaves AWACS (Airborne Warning and Control System – sistema de alerta e controle embarcado) da organização.

O valor do contrato para a modernização dos aviões, que são baseados no jato comercial 707, é estimado em 250 milhões de dólares, e os trabalhos deverão ser realizados entre 2016 e 2018.

E-3_Sentry_inside

A nova tecnologia permitirá que as aeronaves cumpram os atuais e futuros requerimentos de controle de tráfego aéreo e navegação, dando maior acesso ao espaço aéreo ao redor do mundo para esses aviões.

imgp2086-NATO-OTAN-E3-Sentry-AWACS

Isso deverá proporcionar maior eficiência nas missões, economizando tempo e combustível durante operações, a substituição de itens de aviônica fora de linha por outros de uso comercial (de prateleira / off-the-shelf) além de um acesso mais amigável de motores, navegação e radar para os tripulantes. Além disso, a tripulação da cabine poderá ser diminuída de quatro para três pessoas.

Boeing E-3 Sentry..Nato Awacs..Inside..EBFS 2012 (2)

Em um contrato prévio para engenharia de fabricação e desenvolvimento (EMD), a Boeing já instalou os sistemas em um exemplar de AWACS da OTAN, sendo que o início dos testes de voo estão programados para o quarto trimestre desse ano, e a entrega, para dezembro do ano que vem.

awacs-e3-cockpit-modernization

Como parte do contrato, a Boeing também vai modernizar esses sistemas em aviões AWACS dos Estados Unidos, a partir de novembro.

FONTE : Boeing

Fonte | Fotos: operacional