News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Internacional » Moçambique vai receber oito caças Mig-21 que foram modernizados pela empresa Aerostar

Moçambique vai receber oito caças Mig-21 que foram modernizados pela empresa Aerostar

Diversos
Por

photo mozambique air force mig-21 at bacau final touches

A empresa romena Aerostar  anunciou a conclusão do programa de modernização, a qual é a responsável e que consiste na atualização e modernização de oito caças Mig-21 e um de treinamento L-39 Albatros, da Força Aérea de Moçambique (FAM). O programa  também inclui um programa de treinamento para os pilotos e pessoal de terra.

O trabalho começou a um atrás com a atualização de seis Mig-21 monoplaces e dois biplaces utilizado no treinamento, uma tarefa que exigiu 120 dias para alguns aviões, pois tinham aeronaves que não voavam a mais de 20 anos, significando então, que estas células possuem ainda muitas horas vida útil. Além da atualização foi instalado sistemas de navegação GPS e gravadores digitais de missão.

photo mozambique air force taxying at bacau

Os seis primeiros aviões já estão a caminho de Moçambique após a conclusão dos trabalhos na Romênia e deverá partir em breve os outros dois. Moçambique recebeu no início dos anos 80 um total de 48 unidades do caça Mig-21, embora nenhum tenha voado mais de uma década. As versões recebidas pela FAM foi a do MiG-21bis Monoplace (Código OTAN – Fishbed) e do biplace MiG-21UM (Código OTAN – Mongol-B).

A empresa Aerostar montou a modernização dos MiG-21 seguindo um programa realizado pela empresa Israel Aerospace Industries (IAI), que desenvolveu a modernização de 110 unidades deste veterano caça soviético.

photo mozambique air force mig-21 landing at bacau

Fonte | Fotos: defensa