O Centro industrial de Rostvertol, que faz parte da holding Helicópteros Russos, vai reunir vários fabricantes de helicópteros, além de um complexo de reparos e treinamento para pilotos e mecânicos.
Logo terá início o Fórum Econômico de São Petersburgo, e estamos prontos para assinar um memorando sobre a criação e abertura de um novo aglomerado de indústrias de helicópteros na cidade de Bataisk, anunciou o vice-ministro de indústria e comércio, Iúri Slusar.
Além da montagem final dos helicópteros, consideramos que seria conveniente também o estabelecimento de uma plataforma para a produção de um helicóptero de alta velocidade.
O aglomerado terá um financiamento parcial do governo federal, com parte significativa dos investimentos coberta pelo Rostvertol, segundo a assessoria de imprensa da holding Helicópteros Russos. O valor total do investimento não foi revelado.
“A estrutura será criada a partir de um antigo campo de aviação e para seu funcionamento requer apenas a reforma da pista de voo e a construção dos edifícios de laboratório”, explica o diretor da agência de análises Infomost, Boris Ribak.
O início das obras de construção já está programado para 2015, e o inicio das atividades da fábrica para 2019. Segundo o presidente-executivo da Helicópteros Russos, Aleksandr Mikheiev, o projeto dará origem a um ambiente seguro para testar helicópteros e condução de voos fora do perímetro urbano, sobre o território de uma base militar que não está sendo usada atualmente.
“Ao contrário do Centro Nacional de Construção de Helicópteros, nos arredores de Moscou, onde é conduzida a pesquisa e o desenvolvimento científico dessa área de engenharia, o aglomerado de Bataisk será um parque tecnológico industrial”, concluiu Aleksandr Mikheiev.