News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Tuesday, 10 de September de 2024
Home » Marinha » Marinha do Brasil realiza XXIII Simpósio de Aviação

Marinha do Brasil realiza XXIII Simpósio de Aviação

Marinha
Por

O simpósio foi promovido pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha

Foi realizado no período de 23 a 25 de agosto, como parte das celebrações dos cem anos da Aviação Naval e em cumprimento ao Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos/2016, o XXIII Simpósio de Segurança de Aviação da Marinha. O evento, promovido pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha, com o concurso do Comando da Força Aeronaval, aconteceu no Auditório do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e teve como propósitos a disseminação da cultura de segurança de voo, novas práticas e equipamentos de segurança, a atualização do público em relação às novas tecnologias e procedimentos em uso na aviação mundial e o incremento do relacionamento profissional entre as diversas organizações representadas.

Este ano o evento teve um dia dedicado principalmente à história da Aviação Naval. Como palestrantes contamos com a presença de Oficiais Generais do Serviço Ativo e Inativo da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro (EB), brindando à audiência com um encadeamento histórico dos episódios mais relevantes nestes 100 anos da Aviação Naval. Dentre outros episódios, foram relatados alguns momentos históricos da Aviação Naval, como a aquisição dos aviões A- 4 Skyhawk, a entrada em operação dos helicópteros SH-3, e a retomada da operação de aeronaves de asa rotativa do Exército Brasileiro.

Nas demais palestras, o foco foi especificamente a segurança das operações aéreas, com a participação de psicólogos e médicos de aviação, abordando aspectos importantes relacionados ao fator humano nas ocorrências aeronáuticas; de profissionais de engenharia que discorreram sobre procedimentos de análise de óleo; e de empresas aeronáuticas que apresentaram inovações tecnológicas de ponta e novas maneiras de gerenciar a manutenção de aeronaves. Por fim, representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentaram a importância do uso do simulador na transição do painel de instrumentos de voo analógico para o digital, Risco de Fauna, Sistemas de Apoio à Decisão. Sobre o tema Oculos de Visão Noturna “OVN/NVG” foram abordados diversos aspectos inerentes à sua utilização sob o ponto de vista dos representantes do EB e FAB.

DSC_4124 copy

DSC_3506 copy

Fotos: DAerM

Fonte | Fotos: operacional