News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Thursday, 02 de May de 2024
Home » Mercado & Indústria » DCNS apresenta novo submarino de ataque de propulsão convencional o SMX-Océan

DCNS apresenta novo submarino de ataque de propulsão convencional o SMX-Océan

Mercado & Indústria
Por

smaxocean

O estaleiro francês DCNS apresentou o seu novo submarino o SMX-Océan, que com autonomia e desdobramento inédito combina vários recursos e tecnologias vistos até agora apenas em submarinos nucleares. Trata-se de um submarino diesel-elétrico, mas dotado de um novo sistema de propulsão de alta capacidade AIP (Air Propulsion-Independente), utilizando células de combustível de segunda geração, e de acordo com o fabricante permite o submarino permanecer submerso até três semanas.

Com uma autonomia de até três meses, o SMX-Océan poderia atravessar o Atlântico seis vezes sem emergir, podendo ter uma velocidade de até 14 nós. O SMX-Océan é um submarino de ataque (SSK) equipado com o mesmo sistema de combate e provisão para missões de forças especiais e o arranjo geral do SSN Barracuda. O SMX-Oceán poderá operar independentemente ou como parte de um grupo de combate liderado por um porta-aviões, para o qual ele é equipado com datalinks e de meios de comunicação modernos.

O submarino contará com um armamento para enfrentar alvos submersos, na superfície, no solo e até mesmo que esteja em vôo porque terá até 34 armas, incluindo torpedos, mísseis anti-navio, mísseis de cruzeiro ou mísseis anti-aéreos, o que o coloca um passo à frente de qualquer submarino propulsado convencionalmente hoje existente.

Para isto tem um sistema de lançamento vertical de mísseis que permite utilizar simultaneamente diferentes sistemas de mísseis.  Também poderá desdobrar e usar veículos aéreos não tripulados (UAVs), veículos submarinos não tripulados, ou mergulhadores de combate.

O SMX-Océan terá um deslocamento de 4.750 toneladas, com um comprimento de 100 m., um diâmetro de casco de 8,8 m  e com uma altura total de 15,5 m. A profundidade máxima de mergulho será de 350 m, e a sua  velocidade máxima submerso sera de até 20 nós.

Fonte | Fotos: defensa