News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Tuesday, 30 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » Gazprom cancela contrato com companhia espacial francesa

Gazprom cancela contrato com companhia espacial francesa

Mercado & Indústria
Por

Gazprom

Segundo o Diretor geral da Gazprom Space Systems Nikolai Sevastianov, a reformulação aconteceu por necessidade de ampliar a participação de empresas russas no projeto do satélite Yamal-601.

O operador de comunicação por satélite Gazprom Space Systems (GSS), está reavaliando a sua parceria com a empresa francesa Thales Alenia Space, a qual venceu a licitação para construção do satélite Yamal-601 em 2013. O conselho de diretores da GSS aprovou o contrato com a Thales Alenia Space France (TASF) em dezembro de 2013.

O satélite de 5,7 toneladas seria construído com base na plataforma da TASF Spacebus 4000 e ficaria em órbita por 15 anos. “Estávamos planejando construir o satélite com ajuda da empresa francesa Thales , mas com a alteração da situação do câmbio o contrato foi repassado para a russa JSC Information Satellite Systems — Reshetnev Company”, disse Aleksandr Shmygov, assessor de imprensa da Khrunichev State Research and Production Space Center, informou Izvestiya.

O centro fechou contrato com GSS na semana passada e será responsável pelo lançamento do Yamal-601. Já o Diretor geral da GSS Nikolai Sevastianov, disse que a reformulação do contrato foi ditada pela “necessidade de ampliar a participação das empresas russas nesse projeto”.

Uma outra companhia francesa a EADS , também pode perder o seu contrato de construção do satélite Express-AMU2, encomendada pela companhia Russian Satélite Communications Company. A empresa russa provavelmente repassará o contrato para JSC Information Satellite Systems — Reshetnev Company. A Gazprom Space Systems foi fundada em 1992. Ela faz parte do conglomerado de empresas ligas a gigante estatal do gás russo Gazprom, que detém 79,8% das ações da empresa.

FONTE : Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional