News

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, participa pela 1ª vez da LAAD

Thursday, 22 de February de 2024
Home » Mercado & Indústria » Portugal paga 34 milhões de euros a EDS pelo programa do KC-390

Portugal paga 34 milhões de euros a EDS pelo programa do KC-390

Mercado & Indústria
Por

Rollout do KC 390

O Governo Português vai reforçar a parceria com a empresa Embraer Defesa & Segurança (EDS), para a construção do avião militar de transporte estratégico KC-390, disponibilizando mais 34 milhões de euros ao projeto.

Segundo o despacho assinado pela ministra das Finanças, pelo ministro da Defesa e pelo ministro da Economia e publicado nesta ultima quarta-feira no Diário da República, este programa tem uma “importância estratégica” e há interesse para se continuar o apoio ao projeto financeiramente.

1º voo do KC-390.5

Ainda segundo o despacho, “constatou-se a insuficiência do montante de 30 milhões de euros inicialmente fixado para as medidas alternativas” e isso levou a um reforço financeiro de mais 34 milhões e 800 mil euros por parte do Governo português.

Em outubro de 2014 o ministro da Defesa José Pedro Aguiar-Branco, disse que “eventualmente em 2015″ haveria uma “decisão do ponto de vista político e financeiro” sobre a possibilidade de compra por parte de Portugal dos aviões KC-390.

1º voo do KC-390.2

Portugal assinou com a empresa aeronáutica brasileira (tal como outros 30 países) um protocolo em que está previsto a compra de até seis aviões KC-390. O primeiro destes aparelhos foi apresentado em outubro no Brasil e algumas das partes da aeronave são construídas em Portugal.

O KC-390 é o maior avião que a Embraer já construiu e poderá vir a substituir os seis aviões turbo-hélices C-130 Hércules da Força Aérea Portuguesa, e cujo programa de substituição é uma das prioridades estabelecidas na revisão da Lei de Programação Militar.

FAP C-130 1

FONTE : Observador.pt

Fonte | Fotos: operacional