News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 26 de July de 2024
Home » Segurança Pública » Guarda Municipal do Rio realiza ciclo de palestras para patrulheiros

Guarda Municipal do Rio realiza ciclo de palestras para patrulheiros

Diversos

A equipe de patrulheiros do Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) participa de ciclo de palestras, até sexta-feira, dia 21, com o objetivo de atualizar conhecimentos relacionados à legislação e aprimorar técnicas e formas de abordagem a crianças em situação de risco ou em casos de atos infracionais. Os patrulheiros da Ronda Escolar atuam exclusivamente no patrulhamento preventivo realizado no entorno e interior de escolas municipais. A capacitação é realizada no período de recesso escolar e conta também com guardas que atuam nas equipes de atividades socioeducativas.

Entre os palestrantes, estão representantes do Poder Judiciário, como a juíza Lúcia Glioche, titular da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas da Comarca da Capital, que tratou das medidas socioeducativas; e da Polícia Civil, com a presença dos delegados titulares das Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e da Criança e do Adolescente Vítima (DECAV), sobre uso de algemas e depoimento sem dano, no caso de crianças vítimas ou envolvidas como testemunhas em casos de violência.

Outro foco é atualização dos conhecimentos sobre a lei nº 13.431, de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. A Ronda Escolar da GM-Rio está buscando reforçar a filosofia da Justiça Restaurativa nas ações dos patrulheiros e também nas atividades socioeducativas. Impulsionada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a filosofia envolve diversos órgãos que tratam de crianças e adolescentes em situação de risco, buscando mediar conflitos com foco na criatividade e sensibilidade.

O ciclo de palestras ainda conta com palestrantes da própria GM-Rio, com representantes da Ronda Escolar, Coordenadorias de Grupamentos Especiais (CGE) e de Valorização do Servidor (CVS) e outros setores. O objetivo é debater e atualizar informações sobre a adequação de procedimentos operacionais, regimentos internos e a legislação voltada para o público infanto-juvenil, além de questões técnicas, como o uso dos equipamentos tecnológicos na rotina operacional e procedimentos administrativos.

– Tenho certeza de que este ciclo de palestras vai ajudar a fortalecer ainda mais o papel da Ronda Escolar na educação dos alunos da nossa cidade. O trabalho dos patrulheiros, da equipe lúdica e as palestras de integração família-escola têm ajudado muito a inserir valores em nossas crianças e melhorando o comportamento delas. Nosso objetivo é continuar fazendo a diferença na vida de muitas pessoas – destacou a comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, na abertura do evento, nesta quarta-feira, dia 19.

Sobre a Ronda Escolar – O Grupamento de Ronda Escolar (GRE) atende regularmente 700  unidades escolares do Rio, com ações diárias dos patrulheiros, além das atividades socioeducativas.  Por mês, a Ronda Escolar  realiza cerca de 4.400 visitas às unidades escolares. Também são realizadas uma média mensal de 80 palestras e 150 atividades lúdicas. O patrulhamento preventivo no entorno e no interior das unidades de ensino é realizado com foco no atendimento a chamados emergenciais das direções das escolas, como nos casos de alunos acidentados, pessoas suspeitas no entorno das escolas e ainda em casos de brigas entre alunos. Já as atividades socioeducativas são realizadas com  palestras e atividades lúdicas. Para realizar este trabalho, a Ronda conta com efetivo total de 179 guardas, sendo 76 com nível superior, com formação nas áreas de educação, legislação, saúde, segurança pública e ciências sociais. O trabalho multidisciplinar auxilia na otimização das atividades.

Fonte | Fotos: operacional