• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Geopolítica

Submarino, a arma silênciosa e invisível dos mares

Por Anderson Gabino      |     16/06/2014 às 6:09

IMG_0079

Os submarinos são poderosos instrumentos de dissuasão e suas características operacionais conferem importante dimensão ao Poder Naval, sendo um dos pilares de nosso Sistema de Defesa.

Os submarinos com propulsão convencional têm como fonte de energia, tanto para propulsão quanto para o uso a bordo, um conjunto de baterias recarregadas através do acionamento de grupos diesel-geradores instalados a bordo.

submarino-hms-ocelot-repro

Este sistema necessita de um estoque de combustível e oxigênio proveniente do ar atmosférico, fazendo com que o submarino se torne lento e vulnerável. Sua autonomia dificilmente chega aos 40 dias de operação.

Prosub_submarinos

Já nos submarinos com propulsão nuclear, a energia provém da fissão nuclear em reatores termo-nucleares. A sua reserva de energia é muito maior que a de um submarino convencional, não precisando recorrer ao ar atmosférico para gerar essa energia.

SUBTICS-600x450

Os submarinos nucleares possuem maior potência, podendo operar com maior velocidade que um submarino convencional, além de operarem submersos por longos períodos, ficando sua autonomia limitada apenas pela resistência humana.

SUBMARINO NUCLEAR BRASIL

Se o valor estratégico de um submarino convencional é inquestionável, pode-se imaginar o de um submarino nuclear, principalmente para o cumprimento da missão constitucional de defender a soberania, integridade territorial e interesses marítimos do País.

FONTE : CTMSP

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.