News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Geopolítica » Submarino, a arma silênciosa e invisível dos mares

Submarino, a arma silênciosa e invisível dos mares

Diversos
Por

IMG_0079

Os submarinos são poderosos instrumentos de dissuasão e suas características operacionais conferem importante dimensão ao Poder Naval, sendo um dos pilares de nosso Sistema de Defesa.

Os submarinos com propulsão convencional têm como fonte de energia, tanto para propulsão quanto para o uso a bordo, um conjunto de baterias recarregadas através do acionamento de grupos diesel-geradores instalados a bordo.

submarino-hms-ocelot-repro

Este sistema necessita de um estoque de combustível e oxigênio proveniente do ar atmosférico, fazendo com que o submarino se torne lento e vulnerável. Sua autonomia dificilmente chega aos 40 dias de operação.

Prosub_submarinos

Já nos submarinos com propulsão nuclear, a energia provém da fissão nuclear em reatores termo-nucleares. A sua reserva de energia é muito maior que a de um submarino convencional, não precisando recorrer ao ar atmosférico para gerar essa energia.

SUBTICS-600x450

Os submarinos nucleares possuem maior potência, podendo operar com maior velocidade que um submarino convencional, além de operarem submersos por longos períodos, ficando sua autonomia limitada apenas pela resistência humana.

SUBMARINO NUCLEAR BRASIL

Se o valor estratégico de um submarino convencional é inquestionável, pode-se imaginar o de um submarino nuclear, principalmente para o cumprimento da missão constitucional de defender a soberania, integridade territorial e interesses marítimos do País.

FONTE : CTMSP

Fonte | Fotos: operacional