News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 06 de May de 2024
Home » Internacional » Marinhas de Portugal e de Angola realizam exercício na Costa Angolana

Marinhas de Portugal e de Angola realizam exercício na Costa Angolana

Diversos
Por

Full_51x7ypdt2qh9

A Marinha Portuguesa e a Marinha Angolana realizaram no dia 24 de março de 2015 no ambito do quadro de cooperação técnico-militar entre os dois países um exercício de segurança marítima ao largo da costa de Angola com o objetivo de treinar e reforçar capacidades no combate a diversos tipos de ameaças marítimas, nomeadamente as ações de abordagem a navios suspeitos.

samba2

O cenário do exercício foi simulada a detecção de um navio com um comportamento suspeito em desenvolver atividades ilícitas em mar territorial angolano. De forma a assegurar o controle das águas territoriais, um grupo de abordagem de fuzileiros Navais da Marinha Angolana foi ativado, para a abordagem ao navio suspeito (simulado pela fragata Bartolomeu Dias) e realizado uma inspeção a bordo.

samba3

Durante esta ação foram ainda treinadas práticas de socorrismo em situações de combate, permitindo o reforço e consolidação das perícias adquiridas. A ação de treino contou também com a participação de uma aeronave P-3 C ORION da Força Aérea Portuguesa, que durante a abordagem transmitiu em tempo real, imagens de vídeo da progressão realizada a bordo pela equipa de abordagem.

samba1

O Comandante da Brigada de Fuzileiros Navais Angolanos Contra-almirante FZ Bamba Zifua de Castro, acompanhado por outros militares angolanos, assistiram a bordo o desenrolar do exercício. A fragata Bartolomeu Dias encontra-se em exercícios na região do Golfo da Guiné desde o início do mês de março, empenhada no exercício OBANGAME EXPRESS 2015.

FONTE : GABCEMGFA

Fonte | Fotos: operacional