News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Força Aérea » Comandante da Aeronáutica faz palestra para as “Velhas Águias´´

Comandante da Aeronáutica faz palestra para as “Velhas Águias´´

Força Aérea
Por

Palestra do Comandante da Aeronáutica

“Sem dúvida, foi a melhor coisa que aconteceu para o Brasil e para a Força Aérea”. Com essa frase, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, resumiu a importância da aquisição dos caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB). A declaração foi feita na ultima quarta-feira dia 01/10, durante o encontro com as “Velhas Águias” que reuniu cerca de 150 oficiais reformados e da reserva no Clube da Aeronáutica de Brasília para tratar das novidades da FAB.

“Essa reunião foi maravilhosa, ainda mais para quem está na inatividade poder saber o progresso que está acontecendo”, disse o Major-Brigadeiro Silas Rodrigues, que foi para a reserva em 1982. “A gente se atualiza do que está acontecendo. Estar informado é sempre muito importante”, completou o Coronel Brival Bello Souza, na reserva desde 1991.

Palestra do Comandante da Aeronáutica.4

Encontros com militares da reserva fazem parte da agenda de outubro do Comandante da Aeronáutica como parte das comemorações do “Mês da Asa”.  Na palestra de ontem, o Tenente-Brigadeiro Saito recebeu o agradecimento do Tenente-Brigadeiro Lélio Viana Lobo, Ministro da Aeronáutica nos anos 90.

Renovação

De acordo com o Tenente-Brigadeiro Saito, a aquisição dos 36 caças Gripen NG será um marco para a FAB e o objetivo é futuramente adquirir mais unidades para substituir os caças A-1 e F-5. As novas aeronaves chegarão ao Brasil para ocupar o lugar dos Mirage 2000, aposentados em dezembro de 2013.

Palestra do Comandante da Aeronáutica.2

A palestra também abordou o KC-390, aeronave que será apresentada oficialmente ainda este mês pela Embraer e com primeiro voo planejado para 2014. Foram ainda esclarecidos detalhes sobre o recebimento de novas aeronaves, como as três unidades adicionais do SC-105 Amazonas, os helicópteros H-36 e as Aeronave Remotamente Pilotadas Hermes 450 e Hermes 900.

O apoio ao desenvolvimento da indústria brasileira foi um ponto de destaque. “Isso vem desde a criação da Aeronáutica”, afirmou o Brigadeiro Saito. Em sua apresentação, disse que a Embraer já entregou, até hoje, mais de 600 aeronaves para a FAB. Há ainda a participação de dezenas de empresas em projetos como o desenvolvimento do Link BR2 e dos mísseis MAA-1B, A-Darter e MAR-1. O Comandante da Aeronáutica ressaltou ainda que já estão totalmente integrados à frota os mísseis Python 4 e Derby, além do Litening, equipamento para designação de alvos.

Palestra do Comandante da Aeronáutica.5

A palestra de duas horas de duração também abordou temas como gestão de recursos, política de pessoal, unidades de saúde e tráfego aéreo. O Brigadeiro Saito lembrou de projetos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), como o novo software utilizado por controladores de tráfego e a implantação de novos procedimentos de voo.

Fonte | Fotos: cecomsaer